Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

12 Outubro de 2017 | 09h57 - Actualizado em 12 Outubro de 2017 | 09h57

RD Congo: Eleições presidenciais poderão ter lugar somente em 2019

Kinshasa - A República Democrática do Congo não poderá realizar eleições para substituir o presidente Joseph Kabila antes de "504" dias, ou seja, somente no início de 2019, anunciou a comissão eleitoral, adiando o escrutínio presidencial inicialmente previsto para finais de 2017.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Joseph Kabila, presidente da República Democrática do Congo

Foto: Rosário dos Santos

"A CENI (Comissão eleitoral) precisa de 504 dias após o fim do recenseamento para chegar ao dia do escrutínio", explica a comissão no seu site da internet.

Este registo está ainda em curso na região do Kasai.

O prazo poderá ser reduzido "caso se concorde em utilizar a máquina de votação e se for alterada a lei eleitoral", indicou à AFP um porta-voz da Comissão eleitoral.

O segundo e último mandato do presidente Kabila terminou em Dezembro de 2016.

Um acordo entre o governo e a oposição, sob a égide da Igreja Católica e concluído a 31 de Dezembro de 2016, prevê a “organização de eleições presidenciais, legislativas e provinciais o mais tardar até Dezembro de 2017”              

Este prazo tornou-se legalmente impossível de se cumprir até 01 de Outubro, uma vez que a lei prevê a convocação do corpo eleitoral três meses antes da data do escrutínio.

Assuntos RDCongo  

Leia também
  • 11/10/2017 14:28:27

    Ataque de milícias rwandesas no leste da RDC deixa vários mortos

    Goma - Várias pessoas morreram nesta quarta-feira num ataque a uma aldeia atribuído a uma milícia de opositores rwandeses do leste da República Democrática do Congo (RDC), anunciou um porta-voz do exército.

  • 09/10/2017 10:37:30

    RD Congo: Ataque à base da ONU causa morte de soldado

    Kinshasa - Um soldado da paz da ONU foi morto nesta segunda-feira (9) num ataque contra uma base das Nações Unidas no leste da República Democrática do Congo pelo grupo armado ugandês das Forças Democráticas Aliadas (ADF, na sigla em inglês), anunciou a Missão da ONU na RDC (Monusco).

  • 06/10/2017 12:04:27

    RD Congo: Libertados 33 manifestantes anti-Kabila no leste

    Goma - Trinta e três militantes, detidos por exigir a convocação de eleições presidenciais para eleger o sucessor do presidente Joseph Kabila, foram libertados pela procuradoria de Goma no leste da República Democrática do Congo (RDC), soube-se nesta sexta-feira junto do seu advogado defesa.