Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

12 Outubro de 2017 | 13h11 - Actualizado em 12 Outubro de 2017 | 13h11

Marrocos: Rabat e Moscovo reforçam cooperação no domínio da energia

Rabat - O Marrocos e a Rússia pretendem reforçar a sua cooperação no domínio energético, afirmou, em Rabat, o Primeiro-ministro russo, Dimitri Medvedev, referindo-se a um "projecto bastante promissor de fornecimento de gás liquefeito".

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Dimitri Medvedev, primeiro-ministro da Rússia

Foto: THOMAS KIENZLE

"O potencial da nossa cooperação é bastante vasto", disse quarta-feira numa breve conferência de imprensa durante a sua visita a Rabat, marcada pela assinatura de acordos ligados à energia, a agricultura, as tecnologias de ponta, a pesquisa e ao desenvolvimento.

O primeiro-ministro russo disse que a sua visita "abre uma nova página" nas relações entre os dois países, "particularmente no que concerne à nova cooperação no domínio da energia".

"A este respeito, penso num projecto bastante promissor de fornecimento de gás natural liquefeito para atender às necessidades da economia marroquina", afirmou.

"Estamos a procurar outras áreas de cooperação no domínio da energia nuclear ou das energias renováveis", acrescentou sem dar mais detalhes.

Durante uma visita a Rabat em finais de Setembro, o ministro russo da Energia, Alexander Novak, anunciou a construção de um terminal de gás e um gasoduto no Marrocos, segundo a imprensa russa e marroquina.

De acordo com as mesmas fontes, houve inclusive negociações realizadas pelos grupos energéticos russos Gazprom e Novatek para o fornecimento de gás.

Desprovido de hidrocarbonetos, o reino quer diversificar as suas fontes de energia e projecta "a construção, em Jorf Lasfar (oeste), de um terminal de gás natural liquefeito (GNL) a partir de 2019", segundo o ministério marroquino da Energia.

Quarta-feira, o primeiro-ministro russo reuniu-se também com o rei Mohammed VI.

Medvedev sublinhou igualmente que as discussões com o seu homólogo marroquino, Saad Eddine El Othmani, abriram também "novos canais de cooperação no domínio do fornecimento de produtos militares ou ainda no campo da segurança".

Rabat multiplicou, nos últimos anos, a aproximação com Moscovo. Em Março de 2016, a visita do rei do Marrocos a Rússia foi marcada pelo lançamento da "parceria estratégica aprofundada" entre os dois países.

As trocas entre Rabat e Moscovo atingiram 2,5 biliões de dirhams (225 milhões de euros) em 2015. A balança comercial continua deficitária para o reino. O Marrocos exporta principalmente produtos agrícolas para a Rússia, destacando-se as frutas cítricas, e importa essencialmente hidrocarbonetos.

Assuntos Marrocos  

Leia também
  • 05/10/2017 17:11:16

    Marrocos: Detidos 13 espanhóis de origem marroquina por posse de droga

    Rabat - Treze dos suspeitos presos segunda-feira no Marrocos numa apreensão recorde de cocaína bruta são espanhóis de origem marroquina e os dois presumíveis cérebros holandeses da mesma origem, soube-se quarta-feira de fonte oficial.

  • 29/09/2017 17:01:11

    Marrocos: Ministro da Comunicação justifica expulsão de jornalista do Guardian

    Rabat - O ministro marroquino da Comunicação justificou nesta sexta-feira, em Rabat, as razões da expulsão de um jornalista do Guardian, ao explicar que o "mesmo não tinha recebido a autorização" das autoridades para deslocar-se à região septentrional do Rif, enquanto repórter, noticiou a AFP.

  • 13/09/2017 22:40:57

    Marrocos: Mulher detida com cocaína no estômago

    Rabat - A polícia marroquina deteve no passado fim-de-semana uma cidadã espanhola no Aeroporto Internacional Mohamed VI, de Casablanca, com mais de um quilograma de cocaína, distribuídos no estômago e na roupa, informaram, nesta quarta-feira, fontes policiais.