Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

08 Novembro de 2018 | 11h44 - Actualizado em 08 Novembro de 2018 | 11h44

EUA condiciona retirada do Sudão da lista sobre terrorismo

Washington - O governo norte-americano condicionou a retirada do Sudão da sua lista de Estados patrocinadores do terrorismo ao cumprimento de várias exigências por parte do país africano, soube-se de fonte oficial.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Mapa do Sudão do Sul

Foto: Pesquisa

A posição de Washington foi expressa quarta-feira numa reunião entre John Sullivan, subsecretário de Estado americano, e Al Darderi Mohamed Ahmed, ministro sudanês dos Negócios Estrangeiros.

Segundo um comunicado da porta-voz do Departamento de Estado, Heather Nauert, o seu país saúda o compromisso do Sudão em avançar em áreas-chave que incluem o alargamento da cooperação contra o terrorismo, bem como a melhoria da protecção e prática dos direitos humanos.

Figuram também deste leque de objectivos a melhoria ao acesso humanitário, o cessar das hostilidades internas, a criação de um ambiente mais propício ao progresso no processo de paz e a tomada de medidas contra certos actos criminosos pendentes.

A fonte acrescentou que os propósitos vinculam-se à adesão de Cartum às resoluções do Conselho de Segurança da ONU ligadas à República Popular Democrática da Coreia.

"Os Estados Unidos estão prontos para cooperar e monitorar o progresso enquanto buscamos desenvolvimentos significativos para o benefício do povo sudanês e da região", sublinhou Nauert.

Assuntos Sudão  

Leia também