Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

13 Abril de 2018 | 12h52 - Actualizado em 13 Abril de 2018 | 12h52

Etiópia incrementa exportação de café, um dos seus principais produtos

Addis Abeba - A exportação de café da Etiópia aumentaram 21,78 porcento no primeiro semestre do actual ano fiscal, em comparação com o período anterior, com um lucro de mais de 400 milhões de dólares, soube-se nesta sexta-feira de fonte oficial.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Etiópia aumenta produção de café

Foto: Domingos Nicolau

Segundo o director adjunto e chefe de Marketing da Autoridade de Desenvolvimento e Comercialização de Café e Chá da Etiópia, Shafi Umer, várias medidas foram determinantes para alcançar tal objectivo.

A este respeito, disse, a Autoridade criou diferentes oportunidades para que os agricultores, fornecedores, exportadores e as indústrias beneficiem da cadeia directa de mercado.

"Conseguimos impedir que o agricultor habitual intervenha na cadeia de mercado e obtenha assim o preço justo para os seus produtos, além de reduzir os gastos desnecessários durante o longo processo de transacção", acrescentou.

“Assim, serão exportadas várias toneladas de grãos grandes e tenta-se criar uma relação sólida com empresas que podem comprar a melhor preço”, apontou Umer.

Acrescentou que outra iniciativa em curso é identificar e tomar medidas sérias, através da cooperação com o governo, contra os exportadores ilegais que vendem o café a um preço inferior do merecido, tudo para maximizar o produto e a produtividade.

A Etiópia destaca-se historicamente pelo seu cultivo de café. A cada ano tem uma produção estimada entre 200 e 250 mil toneladas, das quais grande parte é exportada e outra fica no país, onde o seu consumo é muito apreciado pela população.

Assuntos Etiópia  

Leia também