Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

17 Maio de 2018 | 16h47 - Actualizado em 17 Maio de 2018 | 16h47

RD Congo/Eleições: Registados mais de 500 partidos políticos

Kinshasa - Quinhentos 99 partidos políticos estão registados para concorrer nas eleições presidenciais previstas para 23 de Dezembro, na República Democrática do Congo (RDC), após da extinção da maioria destes por irregularidades constatadas, noticiou a Prensa Latina.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

MAPA DA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO

Foto: ANGOP

A lista foi publicada no passado dia 11 do mês em curso, no Diário oficial, mas conhecida somente horas depois, pois deveria antes ser revisada por peritos, antes de ser assinada pelo Primeiro-Ministro e titular da pasta do Interior e Segurança Henri Mova Sakanyi.

Por outro lado, essa lista não encontra eco favorável dentro do Conselho Nacional de Seguimento dos Acordos de São Silvestre (CNSA).

Durante uma sessão plenária, o presidente do CNSA, Joseph Olenghankoy, considerou que a lista entregue ao ministério do Interior e Segurança, e publicada no Diário oficial, contém várias incoerências e contradições.

Para Olenghankoy, a lista contém muitas surpresas, com particular destaque para o caso da União para a Democracia e o Progresso Social (UDPS, o maior partido da oposição), que aparece com suas quatro correntes.

Com isso, deverá contar com a UDPS/Tshisekedi, UDPS/Kibassa e UDPS/Renovada de Valentin Mubake.

O ministério do Interior alega que esta fórmula foi ditada pela preocupação de não afectar nenhuma dessas correntes do partido, para que todos tenham direito à palavra.

O curioso é que parece que a UDPS/Tshisekedi e a UDPS/Tshibala reivindicam uma mesma insígnia e uma mesma direcção.

Entretanto, o presidente Kabila anunciou que o candidato da coligação Maioria Presidencial sairá do consenso entre as distintas organizações membros, incluindo opositoras.

Kabila não deu pistas sobre o seu delfim, o que aviva os rumores nas redes sociais de que quere apresentar-se para um terceiro mandato, o qual o proibe à Constituição.

Assuntos RDCongo  

Leia também
  • 08/11/2018 11:08:34

    RDC: Arcebispo Fridolin Ambongo defende nova classe política

    Kinshasa - O novo arcebispo metropolitano, Fridolin Ambongo, defendeu quarta-feira, em Kinshasa, que o povo congolês precisa de uma nova classe política que traga novas perspectivas politico-sociais.

  • 31/10/2018 09:01:44

    RDC: Presidente da UDPS apela à indicação de um candidato único da oposição

    Kinshasa - O presidente da União para a Democracia e o Progresso Social (UDPS), Antoine Félix Tshisekedi apelou recentemente à indicação de um candidato único da oposição e criticou a polémica que tem girado em torno da questão.

  • 31/10/2018 08:39:43

    RDC: ONU adopta resolução sobre o Ébola

    Nova Iorque - O Conselho de segurança da ONU adoptou terça-feira, 30 de Outubro de 2018, em Nova Iorque, por unanimidade, a resolução 2439 que insta todas as partes envolvidas no conflito do Kivu-Norte, a facilitarem a passagem do pessoal humanitário.

  • 23/10/2018 12:29:58

    RDC: Residência de Lambert Mende atacada com granada

    Kinshasa - As residências do porta-voz do governo congolês, Lambert Mende, e do porta-voz da maioria presidencial, Alain Atundu, foram atacadas à granada durante a noite de domingo para segunda-feira, em Kinshasa, noticia nesta terça-feira a BBC.