Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

17 Maio de 2018 | 17h24 - Actualizado em 17 Maio de 2018 | 17h24

Lesotho: PM anuncia reformas para superar crise política

Maseru - O Primeiro-Ministro do Lesotho, Thomas Thabane, anunciou nesta quinta-feira, em Maseru, o início formal do processo de reformas recomendados pela Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), para superar a actual crise política no país, noticiou a Prensa Latina.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Thomas Thabane, Primeiro Ministro do Reino do Lesotho

Foto: Francisco Miudo

Falando em sessão extraordinária do Parlamento, Thabane afirmou que o país tem enfrentado nos últimos 52 anos, vários desafios, traduzidos na falta de estabilidade política, segurança e má administração da justiça.

O dirigente recordou que à luz desses acontecimentos, o governo solicitou o apoio da SADC e a comunidade internacional, que responderam positivamente ao chamamento para ajudar a superar à situação de instabilidade política e insegurança.

A nação do sul de África, sem saída ao mar, viveu um colapso do Estado de Direito em Setembro de 2017, na sequência do assassinato do comandante da Força nacional de Defesa, tenente-general Khoante Motsomotso.

Como resultado, a SADC desdobrou a sua missão militar preventiva no Lesotho no passado 02 de Dezembro, por um período inicial de seis meses.

A sustentar a decisão, o organismo regional explicou que o objectivo era facilitar o estabelecimento de um clima seguro, estável e pacífico para a implementação de um diálogo de múltiplas partes destinado a estabilizar a situação política e de segurança no Reino.

Assuntos Lesotho  

Leia também
  • 08/05/2018 08:14:38

    Lesotho: Governo e oposição analisam processo de paz

    Maseru - Representantes do governo do Reino do Lesotho e líderes da oposição exilados na África do Sul reuniram-se, quarta-feira última, para discutir o regresso destes com vista à sua participação no processo de paz e estabilização em curso no país.

  • 15/01/2018 13:07:05

    Lesotho: Descoberto quinto maior diamante do mundo

    Maseru - A companhia mineira britânica Gem Diamonds anunciou nesta segunda-feira que extraiu recentemente no Lesotho um diamante de 910 quilates, já considerado como um dos cinco maiores jamais descobertos no planeta.

  • 14/09/2017 15:51:18

    Lesotho: Rei apela unidade do Exército após assassinato do chefe do Estado-maior

    Malibamatso (Lesotho) - O rei do Lesotho, Letsie III, exortou nesta quinta-feira, em Malibamatso, a unidade das Forças armadas, após o assassinato do seu chefe do Estado-maior, general Khoantle Motsomotso, por dois oficiais superiores.