Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

11 Junho de 2018 | 12h44 - Actualizado em 11 Junho de 2018 | 12h39

Conselho de Segurança analisa situação na Líbia

Nova Iorque - A situação na Líbia domina hoje (segunda-feira) uma reunião do Conselho de Segurança da ONU, que analisa se vai renovar as sanções sobre a limitação de entrada de armas a este país no norte de África.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Sala de reuniões do Conselho de Segurança da ONU

Foto: Cortesia afp

A Resolução 2292 estabelece uma série de sanções sobre o embargo de armas à Líbia, mediante a inspecção dos navios em alto mar.

 

Para renovar estas medidas, os Estados-Membros da ONU - agindo a nível nacional ou através de organizações regionais – poderão inspeccionar em alto mar as embarcações perto da costa líbia, quando existam motivos razoáveis ​​para crer que violam o embargo de armas.

Além disso, será possível confiscar e destruir as armas e munições encontradas durante a inspecção dos navios.

Na semana passada, o Conselho de Segurança aprovou sanções contra seis entidades relacionadas com as redes de tráfico humano na Líbia.

Essas medidas contemplam o congelamento de contas bancárias e a proibição de viajem a Ermias Ghermay, Fitiui Abdelrazak, Ahmad Umar al Dabbashi, Musab abu Qarin, Mohamed Kahlaf e Abdelrahman al e Milad.

As sanções - que foram aprovadas por consenso no comité de sanções para a Líbia do Conselho de Segurança - entraram em vigor a 07 de Junho.

Desde 2011, este organismo pode impor bloqueios de activos financeiros e proibições de viagem a “indivíduos e entidades implicadas ou cúmplices em ordenar, controlar ou dirigir a comissão de graves violações dos direitos humanos contra pessoas na Líbia”.

Assuntos Líbia  

Leia também
  • 10/01/2019 13:18:23

    Encontrados cinco corpos de emigrantes à beira-mar na Líbia

    Tripoli - Pelo menos cinco corpos de emigrantes ilegais foram encontrados à beira-mar nesta quarta-feira na região de Hraoua, a 40 quilómetros a leste da cidade de Sirtes (leste de Tripoli), por uma equipa da Sociedade líbia do Crescente Vermelho, indicou uma fonte de guardas costeiras da cidade.

  • 28/12/2018 02:59:19

    Líbia: Rebeldes chadianos sequestram seis soldados em ataque ao quartel líbio

    Trípoli - O ataque de rebeldes chadianos ao quartel da "Décima Brigada", dirigida pelo marechal Khalifa Hafter, homem forte do leste da Líbia, terminou com seis soldados sequestrados, um tenente-coronel morto e dez pessoas feridas, informou à Agência EFE uma fonte de segurança.

  • 27/12/2018 11:04:16

    Líbia: Governo defende levantamento parcial do embargo sobre armas

    Tripoli, 26/12 - O ministro líbio dos Negócios Estrangeiros, Mohamed Sayala, ressaltou na terça-feira a necessidade de se levantar parcialmente o embargo internacional de armas à Líbia, a fim de fortalecer a segurança do país.

  • 20/12/2018 15:21:22

    Líbia: Reabertura do maior poço de petróleo

    Tripoli - O governo líbio apoiado pela ONU anunciou, quarta-feira, a reabertura do maior poço de petróleo de Al-Sharara, duas semanas depois de ter sido encerrado por homens armados e manifestantes, que exigiam melhores serviços no Sul do país.