Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

10 Julho de 2018 | 11h41 - Actualizado em 10 Julho de 2018 | 11h41

Zimbabwe: AI exige eleições presidenciais e direitos humanos

Harare - A Amnistia Internacional (AI) defendeu nesta terça-feira, que os candidatos e partidos políticos às eleições de 30 de Julho devem respeitar e proteger os direitos humanos.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Emmerson Mnangagwa, Presidente do Zimbabwe

Foto: MARCO LONGARI

Num documento que publicou, intitulado 'Romper com o Passado', a AI faz sete recomendações, nomeadamente o fim da pena de morte, das perseguições políticas, da tortura e da morte de opositores e o fim da impunidade das forças de segurança.

Pede também que se acabem com os despejos forçados, apela à liberdade de expressão e de associação, ao respeito pelos tratados regionais sobre os direitos humanos e uma maior atenção para políticas de saúde para mulheres e jovens.

Entre as acções específicas que enumera, a ONG defende a ratificação da Convenção das Nações Unidas de 1961 sobre a redução dos apátridas, devido à população significativa de habitantes sem documentos de identificação, incluindo muitos moçambicanos.

"A maioria dos indivíduos apátridas são antigos trabalhadores migrantes do Malawi, Moçambique e Zâmbia que estavam empregados em propriedades agrícolas e minas nas províncias de Manicaland e Mashonaland.

Grande parte desse grupo de pessoas foi arbitrariamente privada de sua nacionalidade depois de 2000, por razões políticas", indica o documento.

 O Zimbabwe realiza eleições presidenciais, legislativas e locais no dia 30 de Julho, na sequência de um golpe militar que forçou a União Nacional Africana do Zimbabwe Frente Patriótica (ZANU-PF) a destituir Robert Mugabe da sua liderança e a nomear o vice-presidente Emmerson Mnangagwa, que assumiu funções como chefe de Estado em 24 de Novembro de 2017.

Assuntos Zimbabwe  

Leia também
  • 16/10/2018 13:26:36

    Zimbabwe: Conferência anual da Zanu-PF fixada para Dezembro

    Harare - Os dirigentes do partido no poder no Zimbabwe (Zanu-PF) anunciaram hoje a realização da sua conferência nacional em Dezembro, dando a conhecer sobre o andamento dos preparativos e a agenda desta importante reunião.

  • 10/10/2018 13:33:11

    Governo do Zimbabwe toma medidas face à alta do preço de bens essenciais

    Harare - O governo do Zimbabwe anunciou hoje (quarta-feira) medidas para travar a subida de preços face a uma alegada escassez de produtos básicos e ordenou os comerciantes a aceitar títulos e pagamentos electrónicos.

  • 03/10/2018 13:06:02

    Produção de tabaco impulsiona economia do Zimbabwe

    Harare - A economia do Zimbabwe deverá conhecer no final deste ano um crescimento que ultrapassa as previsões, graças às vendas de tabaco e as reformas económicas, segundo o banco central do país.

  • 28/09/2018 15:41:21

    Zimbabwe: País recebe apoio do Banco Mundial

    Harare - O Banco Mundial (BM) vai fornecer apoio técnico ao Zimbabwe, no âmbito da implementação de um plano para liquidar os atrasos da dívida externa avaliada em mil milhões de dólares americanos, noticiou quarta-feira a Xinhua.