Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

07 Agosto de 2018 | 15h59 - Actualizado em 07 Agosto de 2018 | 15h59

Nigéria: Forças de segurança bloqueiam acesso ao Parlamento

Abuja - Forças de segurança nigerianas bloquearam nesta terça-feira, sem explicações durante uma hora a entrada à sede do parlamento, horas depois da deserção do líder da minoria da oposição para integrar-se no partido no poder, noticiou a Prensa Latina.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Mapa da Nigeria

Foto: Divulgação

Agentes do corpo de segurança de Estado trajados com o seu uniforme negro proibiram a entrada ao imóvel dos deputados e funcionários, tendo se retirado uma hora depois, de acordo com testemunhas no local.

O facto, que não foi explicado pelas autoridades, aconteceu na sequência da renúncia de Goodswill Akpabio, lider da minoria opositora no Senado, ao Partido De mocrático Popular (PDP), para integrar-se nas fileiras do Congresso de Todos os Progressistas (APC), liderado pelo presidente Muhammadu Buhari.

Akpabio conversou horas antes , em Londres, com o presidente Buhari, que se encontra de férias no Reino Unido.

A dinâmica de renúncias e mudanças de partidos na Nigéria, iniciou nas últimas semanas, quando várias dezenas de membros do APC anunciaram a formação de uma nova força política denominada APC-Reformado, no qual estariam integrados uma coligação da oposição para às eleições gerais programados para Fevereiro próximo.

Desde que o mandatário, de 75 anos e fisicamente debilitado, anunciou a sua aspiração a um novo mandato, sectores do seu partido questionaram à decisão pois consideram que Buhari não cumpriu com suas promessas eleitorais de eliminar o grupo armado Boko Haram e acabar com à corrupção administrativa que assola o país.   

 

Assuntos Nigéria  

Leia também
  • 30/07/2018 17:01:53

    Nigéria: Boko Haram ataca base militar e recupera meios ao Exército

    Abuja - Membros do grupo armado Boko Haram atacaram uma base do Exército nigeriano no noroeste do país, causando 11 mortos, assim como a captura de armas e munições, confirmaram nesta segunda-feira, fontes oficiais, citadas pela Prensa latina.

  • 27/07/2018 09:03:07

    Nigéria: Conflito de terra ameaça a presidencial de 2019

    Abjua - O conflito que opõe os pastores e agricultores no centro da Nigéria, matou seis vezes mais pessoas do que o grupo terrorista Boko Haram, e pode afectar a eleição presidencial prevista para 2019, indica a Reuters, citando um relatório da International Crisis Group (ICG), publicado quinta-feira.

  • 25/07/2018 10:21:01

    Nigéria: Mais de 50 parlamentares abandonam Muhammadu Buhari

    Abuja - Catorze senadores e 37 deputados abandonaram terça-feira o Partido Congresso dos Progressistas (APC), dirigido pelo Presidente Muhammadu Buhari, e juntaram-se à oposição.