Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

12 Outubro de 2018 | 16h33 - Actualizado em 12 Outubro de 2018 | 16h32

RDC: Reportados 33 novos casos de Ébola no país

Kinshasa - O Comité Internacional de Resgate (IRC), manifestou-se nesta sexta-feira, em Kinshasa, alarmado pelos 33 novos casos de ébola constatados a 01 de Outubro, em comparação com os 41 registados em Setembro, na República Democrática do Congo, noticiou a Prensa Latina.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

MAPA DA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO

Foto: ANGOP

A taxa de novos casos de ébola duplicou-se em Outubro em relação ao mês anterior, quando se suspendeu provisoriamente a ajuda no nordeste da RDC, devido a onda de violência protagonizada pelos insurgentes.

Neste contexto, Organização Mundial da Saúde (OMS) precisou que 19 trabalhadores da saúde que contrairam ébola durante o surto, ficaram infectados fora do hospital ou clínicas, o que significa que o vírus está a propagar-se na comunidade.

A maioria dos casos, de acordo ainda com a mesma fonte, foram registados em Beni, onde peritos tiveram que suspender por vários dias o trabalho para conter o ébola face a um ataque rebelde.

A OMS qualificou de muito elevado o perigo de propagação da enfermidade nessa área do oriente da RDC e assinalou que Kivu Norte e Ituri, províncias congolesas afectadas, situam-se na fronteira com Uganda e Rwanda.

Por seu turno, elementos afectos aos serviços de saúde afirmaram que estão a trabalhar praticamente numa zona de guerra, porque nessa região persistem as actividades de vários grupos armados.

 

Assuntos Doença  

Leia também
  • 17/10/2018 15:30:23

    RDC: Congoleses vivem jornada sem mortos por Ébola

    Kinshasa - Os congoleses viveram uma jornada sem mortos pela epidemia de ébola que sacode o leste da República Democrática do Congo (RDC), anunciou nesta quarta-feira, o ministério da Saúde do país, citado pela Prensa Latina.

  • 16/10/2018 18:29:51

    RDC: Surto de Ébola volta à cidade de Beni no leste do país

    Kinshasa - Com 139 mortos por ébola (35 dos quais prováveis), as autoridades da República Democrática do Congo (RDC), manifestaram nesta terça-feira, a sua preocupação pelo reaparecimento da enfermidade na cidade de Beni, no leste, noticiou a Prensa Latina.

  • 15/10/2018 16:12:48

    RDC: Sobe para 135 número de mortos por Ébola no país

    Kinshasa - As mortes associadas ao ébola subiram para 135 no nordeste da República Democrática do Congo (RDC), segundo o mais recente relatório publicado na capital congolesa pelo ministério da Saúde do país, noticiou a Prensa latina.