02 Dezembro de 2019 | 15h38 - Actualizado em 02 Dezembro de 2019 | 15h37
Ébola: UE anuncia novo financiamento de 50 milhões de euros à RDC
Bruxelas - A Comissão Europeia anunciou hoje uma nova verba de 50 milhões de euros para ajuda humanitária na República Democrática do Congo (RDC), nomeadamente a populações afectadas pela epidemia de Ébola.

Envia por email
Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Corrigir
Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Bandeira da União Europeia (UE)
Foto: Divulgação
Segundo um comunicado, a verba hoje anunciada irá responder a necessidades urgentes e dará uma continuidade ao apoio à população da RDC, sobretudo para melhorar a segurança alimentar e o acesso a serviços de saúde.
O anúncio foi feito hoje em Addis Abeba pelo embaixador da União Europeia junto da União Africana, Ranieri Sabatucci, durante o Fórum África contra o Ébola, que reúne parceiros e o sector privado.
A maior fatia (40 milhões de euros) do financiamento destina-se a apoiar o acesso a cuidados de saúde gratuitos e de qualidade para as populações que vivem nas áreas afectadas pela epidemia do Ébola.
Os restantes dez milhões destinam-se a financiar a resposta à crise alimentar na República Democrática do Congo.
A UE tem em vigor até final do ano e desde 2014 um plano de longo prazo de apoio ao sistema de saúde na RDC no valor de 180 milhões de euros.
Leia também
-
02/12/2019 13:18:49
RDC: Uma pessoa morre em confrontos entre polícias e manifestantes
RDC (Beni)- Um morto é o resultado dos confrontos que opuseram nesta segunda-feira, 02, as forças da ordem aos manifestantes civis, na cidade de Beni, província do Kivu-Norte.
-
02/12/2019 11:42:22
RDC: Saída da ONU depende do governo - Leila Zerrougui
Beni (RDC) - Cabe ao governo congolês decidir da saída ou não, dos capacetes azuis, da Republica Democrática do Congo, disse Sábado, 30 de Dezembro, à imprensa, a representante da ONU, Leila Zerrougui.
-
28/11/2019 19:01:14
RDC: Câmara de Apelação do TPI confirma sentença contra Bemba
Haia - A Câmara de Apelação do Tribunal Penal Internacional (TPI) confirmou a pena de um ano de prisão acrescida de uma multa de 300 mil euros proferida, em Março de 2017, contra o opositor congolês Jean-Pierre Bemba no caso de suborno de testemunhas.