Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

14 Abril de 2019 | 17h17 - Actualizado em 15 Abril de 2019 | 10h51

Sudão: Manifestantes apresentam exigências aos militares

Cartum - Os manifestantes sudaneses exigem a instauração de um governo civil e mantêm a pressão sobre os militares no poder, que por sua vez pediram o apoio da comunidade internacional à junta militar para garantir uma "transição democrática".

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O apelo do ministério das Relações Exteriores aconteceu um dia depois do novo homem forte do país, o general Abdel Fatah al Burhan, ter prometido "eliminar na raíz" o regime de Omar al Bashir.

Neste domingo (14), o novo poder militar do Sudão pediu aos partidos políticos que seleccionem uma pessoa "independente" como primeiro-ministro.

"Queremos que cheguem a um acordo sobre uma figura independente para ser primeiro-ministro e sobre um governo civil", afirmou a vários representantes de partidos o tenente Yaser al Ata, em uma reunião entre partidos e a junta militar em Cartum.

Uma delegação de 10 representantes dos manifestantes se reuniu no sábado com a junta militar e apresentou suas demandas.

Assuntos Política  

Leia também
  • 14/04/2019 11:40:19

    RCA: Portugal lidera missão internacional que já treinou 3.700 militares

    Bangui - Portugal lidera a Missão Europeia de Treino Militar-República Centro-Africana (EUMT-RCA), que envolve 12 países, e que procura reestruturar e dar mais capacidade às Forças Armadas do país, tendo já treinado 3.700 militares.

  • 13/04/2019 05:52:55

    Sudão: Manifestantes comemoram após demissão do chefe da junta militar

    Cartum - No dia seguinte da destituição de Omar Al-Bashir do poder no Sudão, o chefe da junta militar de transição que dirigia o país renunciou sexta-feira e nomeou outro militar para sucedê-lo, uma decisão que foi recebida com alegria pelos manifestantes em Cartum.

  • 13/04/2019 04:36:55

    Sudão: Novo líder da junta militar toma posse para dirigir transição

    Cartum - O novo líder da junta militar do Sudão, Abdul Fatah al Burhan, constituído quinta-feira última para dirigir o país, após a destituição do presidente Omar al Bashir, tomou posse na noite desta sexta-feira, depois de ter sido nomeado pelo seu antecessor, Awan bin Aur, que esteve no cargo apenas 24 horas.