Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Ambiente

15 Setembro de 2020 | 12h49 - Actualizado em 15 Setembro de 2020 | 12h48

MINTRANS orienta recolha de resíduos no mar

Luanda - O Ministério dos Transportes (MINTRANS) orientou, esta segunda-feira, a remoção e desmantelamento dos navios sucatas ao longo da Baía de Luanda.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Baia de Luanda

Foto: Luanda/Ilha

 

A medida incide nos resíduos ferrosos e não ferrosos expostos, com destaque para os perigosos, como o amianto, substância que destrói a camada de ozôno (definidas no Protocolo Montreal 1998), o Bifenil Policlorado (PCB), compostos e sistemas anti- incrustantes.

A recolha deve ser feita mediante meios mecânicos, cujo manuseamento deve prevenir desperdícios, danos materiais e ambientais.

A transportação dos resíduos deve ser via marítima ou terrestre, com meios apropriados.

Conforme indicações do Instituto Marítimo Portuário Angolano, os resíduos devem ser encaminhados para lugares seguros, que não tragam consequências ao meio ambiente.

Para tal, as empresas devem adoptar procedimentos que concorram para as boas práticas de execução dos trabalhos, e ter os meios adequados e em bom estado técnico para a remoção, como camiões, rebocadores, barcos, assim como os meios auxiliares.

A deposição de resíduos constitui uma operação de gestão de resíduos nos termos do regime geral de gestão de resíduos de Angola, aprovado pelo Decreto-Lei 190/12, de 24 de Agosto.

Segundo ambientalistas,  as águas da Baía de Luanda estão a ser poluídas, há vários anos, por dezenas de embarcações que se encontram encalhadas, muitas delas já afundadas.

A maior parte dos navios encalhados e afundados na Baía são embarcações de pesca.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 11/09/2020 14:00:41

    Xyami Nova Vida acolhe exposição "S.O.S Ambiente"

    Luanda - A segunda fase da exposição "S.O.S Ambiente" foi aberta ao público, nesta sexta-feira, em Luanda, no hall da entrada do Xyami Shopping Nova Vida, numa iniciativa do grupo Zara.

  • 12/08/2020 18:09:40

    ONG denuncia tráfico de marfim em Angola

    Luanda - A organização Internacional da vida selvagem (Traffic) acredita que escultores de marfim de nacionalidade asiática estejam activos em Angola, dedicando-se ao comércio ilícito de artefactos de elefantes.

  • 06/08/2020 11:24:35

    MCTA promove abordagem sobre áreas de conservação marinha

    Luanda - O Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente (MCTA) promoveu, nesta quinta-feira, uma abordagem sobre a criação de um mecanismo intersectorial para apoiar a nova rede das áreas de conservação marinha.