Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Ciência e Tecnologia

05 Novembro de 2018 | 15h29 - Actualizado em 05 Novembro de 2018 | 18h14

Angola conquista medalha de ouro na 70ª edição da feira internacional de iENA

Luanda - O projecto "Cluster de estações de trabalho com nós virtuais como uma solução de baixo custo para o ensino em Angola", da Universidade Óscar Ribas, foi distinguido com uma medalha de ouro na 70ª edição da Feira de Ideias, Invenções e Novos Produtos (iENA), no domingo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Alemanha: Feira da IENA (arquivo)

Foto: Angop

De acordo com uma nota de imprensa a que a Angop teve hoje acesso, no geral foram três medalhas, sendo duas de prata atribuídas aos projectos “Resgate da Cultura – Software”, do Instituto Superior Independente da Huíla e o “Efeito da Moringa na resistência insulínica”, da Universidade Metodista de Angola.

Segundo o informe, apenas seis dos 11 projectos inscritos por Angola na iENA 2018 foram avaliados pela comissão do júri, ficando cinco projectos de fora das avaliações porque os seus representantes não integraram a delegação.

A 70ª edição acolheu oitocentas ideias, invenções e novos produtos, das quais 11 de Angola, estiveram expostas de 1 a 4 deste mês, em Nuremberg, República Federal da Alemanha.

O certame contou com projectos provenientes de 30 países de várias latitudes com destaque para os únicos representantes africanos de Angola e Egipto.

A iENA, é considerado uma das maiores plataformas sobre ideias, invenções e novos produtos no mundo, onde Angola tem granjeado desde 2009 prestígio de elevada magnitude, justificado pelas 67 medalhas, sendo 12 de ouro, 25 de prata e 30 de bronze e dois certificados de distinção, outorgados aos expositores Angolanos.

Para este ano o país contou com uma delegação composta por 12 participantes, entre técnicos do Centro Tecnológico Nacional, inventores/criadores free lancers, bem como do Centro de Pesquisa em Políticas Públicas e Governação Local da Universidade Agostinho Neto, Instituto Superior Independente da Huíla, Instituto Politécnico do Cunene, Universidade Agostinho Neto, Universidade Metodista de Angola e Universidade Óscar Ribas.

O principal foco da 70ª edição da Feira das invenções centra-se nas áreas de engenharia mecânica, indústria da construção, tempo livre, hobbies, desportos, engenharia e acessórios para automotores, engenharia médica, medicina e cosmética, protecção do meio ambiente, equipamento de escritório, TIC, electrónica, computação, tecnologia, química, publicidade, design gráfico e agricultura.  

Assuntos Feira   Internacional  

Leia também
  • 21/11/2018 13:51:19

    Feira de invenções de Nuremberga aberta a produtos industrializados

    Luanda - A Feira de Ideias, Invenções e Novos Produtos (iENA), anualmente realizada em Nuremberga (Alemanha), pode a partir da edição 2019 contar com produtos industrializados angolanos, em função da inclusão este ano da categoria "Indústria", que premeia produtos de grandes empresas.

  • 01/11/2018 10:00:09

    Feira de Ideias e Invenções de Nuremberga com 11 projectos nacionais

    Luanda - Angola está representada com 11 projectos na 70ª edição da Feira de Ideias, Invenções e Novos Produtos, que decorre de 01 a 4 deste mês, em Nuremberga, na Alemanha.

  • 15/10/2018 02:01:29

    Angola Cables participa na 20ª edição da Futurecom

    Luanda - A multinacional angolana de telecomunicações, Angola Cables, participa a partir desta segunda-feira, na Republica Federativa do Brasil, na 20ª edição da Futurecom, o maior evento de Tecnologia e Telecomunicações da América Latina.