Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Ciência e Tecnologia

13 Março de 2018 | 15h47 - Actualizado em 13 Março de 2018 | 18h52

Governação electrónica proporciona ganhos à administração pública

Luanda - O director do Instituto Nacional de Fomento da Sociedade da Informação (INFOSI), Miguel Cazevo, considerou hoje (terça-feira) a governação electrónica um instrumento importante para a melhoria dos serviços da administração pública.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em declarações à Angop, o responsável disse que com a utilização das tecnologias de informação e comunicação os serviços públicos ficam mais próximo dos cidadãos, possibilitando um alarga participação da sociedade, apoiada por uma administração capaz de fornecer trabalhos de qualidade e acessíveis.

Miguel Cazevo, que falava à margem do encerramento da Conferencia "Software livre e aberto nos PALOP e Timor-Leste",  sublinhou ainda a importância do desenvolvimento de software livre e aberto na redução de custos dos sistemasinformáticos de apoio ao serviço público.

"Nós, o Infosi, estamos numa fase de cooperação com as universidades para o fomento desse tipo de tecnologia (software livre e aberto). O  ministério já tem estado a levar acabo ao fomento de uma sociedade que se baseia neste sistema não tirando o primor das empresas que tem os seus negócios software de proprietário", realçou.

Acrescentou que o sistema reduz custos humanos e de sistema de licenciamento informático e  programação de apoio aos os serviços público.

O encontro que teve a duração de dois dias contou com a participação de técnicos do Infosi, representantes do Projecto de Apoio à Melhoria da Qualidade e Proximidade dos Serviços dos PALOP-Timor -Leste e da CPLP.

Leia também
  • 01/11/2018 23:59:55

    Angola:Feira internacional da Alemanha arranca com 800 ideias e novos produtos

    Luanda - Oitocentas ideias, invenções e novos produtos, das quais 11 de Angola, estão expostas desde hoje, em Nuremberg, República Federal da Alemanha, na 70ª edição da Feira de Ideias, Invenções e Novos Produtos (iENA), com o fim previsto para Domingo.

  • 01/11/2018 18:09:28

    Massificação das TIC facilita o acesso ao saber

    Luanda - A necessidade de massificação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas escolas do ensino secundário para facilitar o acesso rápido a informação e ao conhecimento foi defendida hoje, quinta-feira, em Luanda, pela engenheira Juliana Panzo, ligada ao Instituto de Fomento da Sociedade da Informação (INFOSI).

  • 01/11/2018 10:00:09

    Feira de Ideias e Invenções de Nuremberga com 11 projectos nacionais

    Luanda - Angola está representada com 11 projectos na 70ª edição da Feira de Ideias, Invenções e Novos Produtos, que decorre de 01 a 4 deste mês, em Nuremberga, na Alemanha.

  • 18/10/2018 18:23:06

    Multinacional anuncia funcionamento do Sistema de Cabos Submarinos

    Luanda - A multinacional angolana de telecomunicações, Angola Cables, anunciou hoje, em Luanda, a entrada em funcionamento do Sistema de Cabos Submarinos da Costa Ocidental Africana (WACS), condicionado desde o passado dia 18 de Setembro, em consequência do corte registado a cerca de 1,2 quilómetros da Estação de Sangano.