Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Ciência e Tecnologia

29 Maio de 2018 | 16h24 - Actualizado em 30 Maio de 2018 | 09h33

Pescadores querem sistemas de alerta sobre calemas

Sumbe - Pescadores da província do Cuanza Sul defenderam hoje a instalação de sistemas de alerta prévios sobre as calemas nas regiões litoral do Sumbe e Porto Amboim, com vista a prevenir danos materiais, humanos e a paralisação de operações nas pontes cais.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Medida visa prevenir danos materiais e humanos

Foto: Divulgação

Em declarações à Angop, a propósito da “prevenção das calemas”, o representante dos pescadores na Carimba (Sumbe), Ribeiro Germano, disse que os conhecimentos que possui são baseados na experiências e na prática, chegando muitas vezes a falhar nas previsões.

Neste sentido, as autoridades devem investir na montagem de sistemas de alerta também conhecido por Mareógrafo para permitir que as 24 comunidades piscatórias existentes possam ter alerta em tempo real e desta forma se prevenir contra as calemas.

O pescador de artes de arrasto no Quicombo (Sumbe), António José, referiu que algumas vezes são avisados pela direcção provincial das Pescas da probabilidade das calemas, mas este sistema não abrange muitas comunidades.

“Os meses de Abril e Maio são os mais propensos, sendo este variável para as distintas comunidades e neste sentido os sistemas de alerta ser o mais favorável para que os pescadores possam se fazer ao mar com maior segurança”, disse.

Leia também
  • 01/11/2018 23:59:55

    Angola:Feira internacional da Alemanha arranca com 800 ideias e novos produtos

    Luanda - Oitocentas ideias, invenções e novos produtos, das quais 11 de Angola, estão expostas desde hoje, em Nuremberg, República Federal da Alemanha, na 70ª edição da Feira de Ideias, Invenções e Novos Produtos (iENA), com o fim previsto para Domingo.

  • 01/11/2018 18:09:28

    Massificação das TIC facilita o acesso ao saber

    Luanda - A necessidade de massificação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas escolas do ensino secundário para facilitar o acesso rápido a informação e ao conhecimento foi defendida hoje, quinta-feira, em Luanda, pela engenheira Juliana Panzo, ligada ao Instituto de Fomento da Sociedade da Informação (INFOSI).

  • 01/11/2018 10:00:09

    Feira de Ideias e Invenções de Nuremberga com 11 projectos nacionais

    Luanda - Angola está representada com 11 projectos na 70ª edição da Feira de Ideias, Invenções e Novos Produtos, que decorre de 01 a 4 deste mês, em Nuremberga, na Alemanha.

  • 18/10/2018 18:23:06

    Multinacional anuncia funcionamento do Sistema de Cabos Submarinos

    Luanda - A multinacional angolana de telecomunicações, Angola Cables, anunciou hoje, em Luanda, a entrada em funcionamento do Sistema de Cabos Submarinos da Costa Ocidental Africana (WACS), condicionado desde o passado dia 18 de Setembro, em consequência do corte registado a cerca de 1,2 quilómetros da Estação de Sangano.