26 Junho de 2018 | 13h15 - Actualizado em 26 Junho de 2018 | 13h34
Angola deve aprimorar legislação sobre protecção de dados
Luanda - O presidente do Conselho de Administração da SISTEC, Rui Santos, disse hoje, em Luanda, que o país está bem servido em termos de tecnologia de protecção de dados, mas deve aprimorar a legislação com vista a um sistema robusto.

Envia por email
Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Corrigir
Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Presidente do Conselho Administrativo da SISTEC, Rui Santos
Foto: Nelson Malamba
O responsável fez esta afirmação quando falava à imprensa na sequência do 1º Fórum sobre protecção de dados, promovido pela SISTEC.
Segundo ele, no país existe tecnologia adequada que garante a protecção de dados e regista avanços significativos na parte processual. "Quando não se tem uma parte processual forte é como ter uma casa com paredes e portas seguras, mas telhado de vidro".
"Este processo é tratado numa abordagem tecnológica, mas deve ser visto no domínio da legislação, por ser uma peça importante, onde os governos fazem a sua parte e internamente cada empresa faz a sua", sublinhou.
Rui Santos destacou a criação da legislação para efeito, ressaltando que estão a ser criados os mecanismos institucionais para fazer cumprir a lei reguladora desta matéria.
Para si, a par dos esforços ministeriais, há processos internos nas empresas que devem ser implementados para que se cumpra a lei, bem como salvaguardar os compromissos com os clientes, particularmente as empresas estrangeiras onde tais leis já vigoram.
"Não creio que neste quesito a África esteja pior ou melhor do que os outros continentes, o que se verifica é um certo atraso em termos de implementação das regras estabelecidas", acrescentou.
A lei de protecção de dados define dados pessoais como qualquer informação dada, independentemente da sua natureza, incluindo imagens e sons relacionados a um indivíduo específico ou identificável.
Leia também
- 30/11/2018 13:20:26
Sétima Feira de Segurança Electrónica acontece em Dezembro
Luanda - A delegação de Luanda do Ministério do Interior (MININT) realiza, nos dias um e dois de Dezembro, no distrito do Nova Vida, município do Kilamba-Kiaxi, em Luanda, a sétima edição da Feira de Segurança Electrónica.
-
21/11/2018 13:51:19
Feira de invenções de Nuremberga aberta a produtos industrializados
Luanda - A Feira de Ideias, Invenções e Novos Produtos (iENA), anualmente realizada em Nuremberga (Alemanha), pode a partir da edição 2019 contar com produtos industrializados angolanos, em função da inclusão este ano da categoria "Indústria", que premeia produtos de grandes empresas.
-
19/11/2018 20:01:15
Estudante lança aplicativo para resgate de valores culturais e linguísticos
Lubango - Um aplicativo informático denominado “Resgate de Valores Culturais e Linguísticos”, criado pelo estudante Rafael Calitoco, afecto ao Instituto Superior Politécnico Independente (ISPI), será lançado oficialmente na segunda quinzena de Fevereiro de 2019, com objectivo da valorização das línguas nacionais angolanas.
- 19/11/2018 18:32:35
ITA investe 1,8 mil milhões de kwanzas na construção do segundo Date Center
Luanda - A Internet Technologies Angola (ITA) vai investir 1,8 mil milhões de kwanzas na construção do seu segundo Data Center que estará operacional a partir de Julho de 2019.