Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Ciência e Tecnologia

29 Junho de 2018 | 19h15 - Actualizado em 29 Junho de 2018 | 19h12

Governante critica desinteresse dos industriais em promover ideias dos inventores

Lubango - A vice-governadora do Huíla para o sector económico, político e social, Maria João Chipalavela, criticou hoje, na cidade do Lubango, o “desinteresse” dos industriais locais em promover ideias e acções de invenção de estudantes da província.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Huíla: Maria João Chipalavela - vice-governadora da Huíla

Foto: Morais Silva

Falando na cerimónia de abertura da 5ª edição da Feira do Inventor/Criador Angolano, referiu que o governo e empresários como elementos principais na diversificação da economia devem estar unidos.

Segundo ela, se a industrialização não estiver presente nesse processo, de nada valerá o "esforço” do governo e dos estudantes inventores, fazendo com que a província não tenha o lugar pretendido no domínio da indústria.

“Onde estão os nossos empresários para apoiarem esses jovens que precisam deles para serem os nossos talentos posteriormente”, lamentou.

Segundo disse, eventos semelhantes constituem um símbolo relevante para o desenvolvimento económico do país.

A 5ª edição da feira do Inventor/ Criador Angolano, que decorre hoje é uma co-organização do gabinete provincial da Educação e a Universidade Mandume Ya Ndemufayo.

A mesma tem como objectivo apresentar ao público em geral projectos desenvolvidos por inventores para promover a integração dos participantes no segmento industrial.

A divulgação da importância do registo de propriedade intelectual, a promoção do processo de transferências de tecnologias do sector produtivo e disseminação de conceitos relativos ao desenvolvimento das actividades de pesquisa, são outras finalidades do evento.

Os projectos vencedores vão representar a província na 9ª edição nacional da feira, a ser realizada de 14 a 16 de Setembro do ano em curso, na capital do país, Luanda.

O evento conta com a participação de 20 expositores, dos 46 previstos.

Leia também
  • 29/06/2018 12:07:23

    Angolano vence concurso tecnológico na China

    Luanda - O estudante angolano Brunilde Pedro Sacramento Mandinga venceu, na China, a IV edição do concurso "Electronic Design and Internet of things (IoT)", organizado pela empresa chinesa Neoway, vocacionada ao fabrico de materiais electrónicos.

  • 26/06/2018 13:15:45

    Angola deve aprimorar legislação sobre protecção de dados

    Luanda - O presidente do Conselho de Administração da SISTEC, Rui Santos, disse hoje, em Luanda, que o país está bem servido em termos de tecnologia de protecção de dados, mas deve aprimorar a legislação com vista a um sistema robusto.

  • 26/06/2018 12:52:22

    Especialista defende atenção à catalogação e protecção de dados

    Luanda - O director da Empresa de Sistemas, Tecnologias e Industria SISTEC, Nuno Vidal, defendeu hoje (terça-feira), em Luanda, maior atenção à catalogação e protecção de dados, para se evitarem ataques e invasões nos sistemas informáticos das empresas