Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Ciência e Tecnologia

11 Julho de 2018 | 15h03 - Actualizado em 11 Julho de 2018 | 14h19

Angola aparece nos relatórios da UNESCO para tecnologia

Luanda - O secretário de estado da Ciência e Tecnologia, Domingos da Silva Neto, destacou o facto de Angola aparecer no relatório de 2015 da Organização das Nações Unidas para Educação (Unesco) como um país a dar "passos importantes no avanço" da ciência e tecnologia.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Secretario de Estado do Ensino superior, hoje, em Luanda

Foto: Clemente dos Santos

Domingos Neto, que falava a jornalistas na sequência do seminário de capacitação sobre o terceiro inquérito Nacional de Indicadores de Ciência Tecnologia e Inovação que se realizou hoje em Luanda, lembrou que Angola já foi mencionada, em 2014, no relatório da Nova Parceria Para o Desenvolvimento de África (NEPAD) sobre o desenvolvimento da investigação científica.

Apesar destas referências, o secretário de estado disse que Angola precisa melhorar para cumprir com as recomendações padrão, nomeadamente financiamentos de projectos ligados ao sector.

O secretário de estado explicou ser necessário que os financiamentos para os projectos científicos sejam equivalentes a um por cento do Produto Interno Bruto (PIB) Nacional, um indicador que ainda está distante da realidade do país, isto é, 0,07 porcento.

Segundo Domingos da Silva Neto, o problema não esta só nos valores à disposição, mas em como se aplicam.

Adiantou que já estão a ser feitos trabalhos para se atingir o preconizado, apontando como exemplo este inquérito que visa a recolha de dados e informação para a elaboração dos Indicadores de investigação científica e Desenvolvimento experimental, transferência de tecnologia e inovação.

No seminário foram transmitidos conhecimentos sobre os indicadores de ciência e tecnologia de informação, para elaboração dos indicadores de investigação científica e desenvolvimento experimental, transferência de tecnologia e inovação.

Assuntos Ciências  

Leia também
  • 11/07/2018 15:14:44

    Angola recolhe indicadores sobre Ciência e Tecnologia

    Luanda - O Ministério do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia e Inovação vai abrir, dentro de três semanas, uma campanha de recolha de indicadores desses sectores - anunciou hoje, em Luanda, a ministra Maria do Rosário Sambo.

  • 03/05/2018 14:47:25

    Ministro exorta profissionais das TIC a promoverem boas práticas

    Luanda - O ministro das Telecomunicações e das Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha, exortou hoje (quinta-feira), em Luanda, os profissionais das TIC a promoverem as boas práticas internacionais para o desenvolvimento do sector.

  • 02/05/2018 14:54:29

    Engenheira defende tratamento de água com ozónio

    Luanda - A engenheira química Isabel Pereira Felizardo defendeu hoje (quarta-feira), em Luanda, o tratamento de água com ozónio por ser mais eficaz do que o cloro e menos oneroso para as empresas envolvidas neste processo.