Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Ciência e Tecnologia

10 Outubro de 2018 | 17h33 - Actualizado em 10 Outubro de 2018 | 18h22

Ministério das Telecomunicações apresenta satélite em miniatura

Luanda - Um satélite em miniatura, denominado CANSAT angolano, integrado no volume e na forma de um refrigerante de 330 mililitros, foi apresentado hoje, quarta-feira, em Luanda, pelo secretário de Estado das Telecomunicações, Mário Augusto da Silva Oliveira.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

AMOSTRA DE SATÉLITE (Arquivo)

Foto: Google/Divulgação

O governante fez esta apresentação no acto de encerramento da Semana Mundial do Espaço, acrescentando que o CANSAT foi construído com dispositivo de electrónica de base, para permitir aos estudantes uma primeira experiência prática na elaboração de uma missão espacial, desenhar e construir projectos espaciais reais com acessórios de baixo custo.

O projecto, uma promoção do Ministério das Telecomunicações e Tecnologias por intermédio do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) de Informação, foi desenvolvido com a colaboração de 30 universidades do país.

Segundo afirmou, através do CANSAT será possível vivenciar muitos aspectos da versão espacial real como seleccionar a missão, projectar, integrar os componentes, programar computador de bordo, testar e analisar os dados de termometria.

Explicou que o desafio dos alunos é encaixar todos os principais subsistemas encontrados em um satélite como energia, sensores e um sistema de comunicação neste volume mínimo.

O maior evento espacial da Terra, a Semana Mundial do Espaço é uma celebração internacional da contribuição da ciência espacial e tecnologia para a melhoria da condição humana. É celebrada, anualmente, de 4 a 10 de Outubro. Este ano teve como tema “O espaço une o Mundo”.

Em 2017, a comemoração incluiu 3.700 eventos em 80 países.

Assuntos Satélites  

Leia também
  • 21/09/2018 18:12:44

    Sinal de satélite torna mais eficaz controlo da costa marítima

    Luanda - O chefe das comunicações da Marinha de Guerra Angolana contra-almirante António Carlos disse hoje, em Luanda, que o controlo total da costa do país torna mais eficiente com comunicações via satélite.

  • 12/06/2018 11:47:26

    SISTEC ensaia novo Satélite da YahSat "Al Yah 3"

    Luanda - A empresa angolana de telecomunicações SISTEC foi escolhida para ensaiar o serviço do novo satélite Al Yah 3, a par de outras empresas de países como Nigéria e Brasil.

  • 23/03/2018 08:55:11

    Angosat-1 entra na zona de radiovisibilidade em Abril deste ano

    Luanda - Os especialistas envolvidos no projecto Angosat-1 conseguiram ligar os motores do primeiro satélite angolano, que está à deriva em órbita desde Dezembro de 2017, abrindo a esperança quanto à sua recuperação, revelou esta semana uma fonte da indústria espacial russa.