Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Ciência e Tecnologia

23 Outubro de 2018 | 12h38 - Actualizado em 23 Outubro de 2018 | 13h30

Angola ocupa posições modestas no ranking regional de programação

Luanda - Angola ficou nas 6ª, 9ª e 11ª posições do ranking regional da 20ª edição do concurso internacional universitário de programação ao sul da África (The 20th South African Collegiate Programming Contest), que se realizou no último fim de semana em Luanda.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Participantes no Concurso regional de programação 2018

Foto: Foto cedida

O somatório destas três colocações, no entanto, habilita Angola a ficar na 2ª posição ao nível dos países  e abre a possibilidade de uma repescagem para o mundial de 31 de Março a 5 de Abril de 2019 na Universidade do Porto, em Portugal.

Uma nota do Instituto Superior de Tecnologias de Informação e Comunicação (ISUTIC), local onde se realizou o concurso online, em tempo real, indica que do primeiro ao quinto lugar foram ocupados por equipas da África do Sul, num concurso que contou com a participação de 85 representações de 18 instituições da África do Sul, Angola, Etiópia e Quénia.

Angola participou no concurso com o Instituto Superior de Tecnologias de Informação e Comunicação (ISUTIC), as faculdades de Ciência da Computação e de Engenharia Informática da Universidade Agostinho Neto, Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciência (ISPTEC), Instituto Superior Técnico Militar (ISTM) e Instituto Superior Politécnico (ISP) – Huíla.

Cada equipa esteve constituída por três estudantes e um treinador. O ISUTIC teve cinco equipas, igual número do ISPTEC, a UAN três, o ISTM e o ISP–Huila tiveram uma cada.

O Concurso Internacional Universitário de Programação (ACM-ICPC), que decorrerá entre Março e Abril de 2019, é a maior competição de programação entre universidades de todo o mundo. É um concurso realizado anualmente sob os auspícios da Association for Computing Machinery (ACM).

O ACM-ICPC cria um ambiente propício à interacção entre estudantes, professores, investigadores e patrocinadores de todo o mundo, estimulando a aprendizagem, as trocas de experiências, a publicidade e marketing institucional num contexto internacional.

Assuntos Concurso  

Leia também
  • 04/10/2018 13:30:33

    Angola com 15 equipas no concurso internacional de programação

    Luanda - Quinze equipas angolanas de cinco instituições de Ensino Superior (IES) representam Angola na 20ª edição do concurso internacional universitário de programação ao sul da África (The 20th South African Collegiate Programming Contest), entre os dias 19 e 20 deste mês.

  • 18/08/2018 11:51:30

    Estudantes da UAN vencem concurso nacional de jogos digitais 2018

    Luanda - O jogo "A mama mandou", criado por estudantes da Universidade Agostinho Neto (UAN), venceu sexta-feira, em Luanda, a terceira edição do concurso nacional de criação de jogos digitais, na categoria de inovação.

  • 29/06/2018 12:07:23

    Angolano vence concurso tecnológico na China

    Luanda - O estudante angolano Brunilde Pedro Sacramento Mandinga venceu, na China, a IV edição do concurso "Electronic Design and Internet of things (IoT)", organizado pela empresa chinesa Neoway, vocacionada ao fabrico de materiais electrónicos.