Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Ciência e Tecnologia

22 Outubro de 2018 | 22h07 - Actualizado em 23 Outubro de 2018 | 11h21

Estudante cria aplicativo para resgate da cultura Nyaneka

Lubango - Um aplicativo informático para o resgate da cultura Nyaneka, do estudante Rafael Calitoco, de 26 anos, vai ser apresentado na 70ª edição da Feira Internacional de Ideias, Invenções e Novos Produtos (IENA), a realizar-se de 1 a 4 de Novembro em Nuremberga (Alemanha).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Huíla: Daniel Domingos - engenheiro informático

Foto: Morais Silva

Huíla: Rafael Calitoco - engenheiro informático

Foto: Morais Silva

Trata-se do aplicativo que venceu a 9ª edição da Feira Nacional do Inventor/Criador Angolano (FeICA), na categoria de Instituições de Ensino Superior, e que permite traduzir o alfabeto, numeração, palavras e frases de português para Nyaneka e Inglês, incentivando as pessoas a aprenderem esta língua falada no sul de Angola.

O programa direcionado para estudantes aprenderem mais sobre a língua e para estrangeiros/turistas aprenderem como se comunica nesta língua nacional, acarreta ainda um jogo educativo de múltiplas escolhas nas línguas Nyaneka e Português, assim como um dicionário multimídia.

Em declarações à Angop hoje, segunda-feira, no Lubango, o criador do aplicativo afirmou que o aplicativo tem um "amigo virtual" que interage com o usuário, eliminando as dificuldades de quem não tem alguém com quem praticar.

Para além da parte educativa, o inventor salientou que tem outras funcionalidades com informações sobre a cultura, história, hábitos e costumes do povo Nyaneka.

Explicou que o projecto começou com um desafio quando estava a fazer o quinto ano no Instituto Superior Politécnico Independente (ISPI) e o seu professor desafio-os a criar um jogo educativo para participar na feira.

Por sua vez, o chefe do departamento de Engenharia Informática da instituição académica, Daniel Domingos, salientou que o inventor, enquanto estudante do ISPI, foi destacado e nas aulas enquadrava os projectos com o meio envolvente.

Declarou que em relação a oportunidades, as instituições têm cada vez mais as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), o que constitui uma grande vantagem para incentivar a criatividade dos estudantes.

A IENA é uma Feira realizada anualmente na cidade de Nuremberga (Alemanha) que apresenta uma ampla gama de invenções, inovações e soluções para os diferentes problemas do mundo.

O principal foco das invenções está posto nas áreas de engenharia mecânica, indústria da construção, tempo livre, hobbies, desportos, engenharia e acessórios para automotores, engenharia médica, medicina e cosmética, proteção do meio ambiente, equipamento de escritório, electrónica, computação, tecnologia, química, publicidade, design gráfico e agricultura.

Na feira vão participar mais de 800 expositores, de 13 países do Mundo, dos quais Angola faz parte com cinco categorias, sendo que para cada, têm possibilidade de participação de três inventores.

Leia também
  • 19/11/2018 20:01:15

    Estudante lança aplicativo para resgate de valores culturais e linguísticos

    Lubango - Um aplicativo informático denominado “Resgate de Valores Culturais e Linguísticos”, criado pelo estudante Rafael Calitoco, afecto ao Instituto Superior Politécnico Independente (ISPI), será lançado oficialmente na segunda quinzena de Fevereiro de 2019, com objectivo da valorização das línguas nacionais angolanas.

  • 24/07/2018 18:08:09

    Correios de Angola recebem diariamente 60 correspondências

    Lubango - Cinquenta a 60 correspondências diversas são recebidas e expedidas diariamente para os vários pontos do país e do mundo, pela Estação de Correios da província da Huíla, informou hoje, terça-feira, no Lubango, a directora da instituição, Maria de Fátima.

  • 29/06/2018 19:15:29

    Governante critica desinteresse dos industriais em promover ideias dos inventores

    Lubango - A vice-governadora do Huíla para o sector económico, político e social, Maria João Chipalavela, criticou hoje, na cidade do Lubango, o “desinteresse” dos industriais locais em promover ideias e acções de invenção de estudantes da província.