Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Ciência e Tecnologia

22 Outubro de 2019 | 23h31 - Actualizado em 22 Outubro de 2019 | 23h31

Falta de divisas pode condicionar participação de Angola na IENA

Luanda - Angola pode falhar participação na 71ª edição da Feira Internacional de Ideias, Invenções e Novos Produtos (IENA2019) - Nurembergue República Federal da Alemanha, por razões financeiras.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A feira constitui um palco das grandes invenções internacionais no qual Angola conquistou o seu espaço desde 2009, mas este ano as instituições do país poderão estar ausentes devido a dificuldades que encontram na compra de divisas nos bancos comerciais, segundo o coordenador-adjunto da delegação nacional ao evento, Padoca Calado.

Explicou que as universidades Agostinho Neto e Metodista de Angola, a Escola 5099 - Viana (Complexo Escolar Eliada) e a SEAKA - Casa de Caminho Andre Luiz inscreveram para a IENA 20 projectos que visam solucionar problemas relacionados a área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), orientadas para os sectores da saúde, educação e eléctrico.

Referiu não haver, até ao momento, sinais positivos nos esforços feitos junto a alguns bancos comerciais, pelo que fica difícil honrar compromissos logísticos, entre eles os relacionados com o pagamento do aluguer do stand de Angola e os 20 projectos, num montante de cerca quatro mil e 272 euros.

Falta igualmente dinheiro para encargos com a estadia de membros da delegação, de acordo com a fonte.

As instituições em referência participaram em edições anteriores da IENA e conquistaram, de 2014 a 2018, 13 medalhas, sendo uma de ouro, sete de prata e cinco de bronze.

Na sua última presença, na 70ª edição em 2018, Angola obteve uma medalha de ouro e duas de prata.

Assuntos Economia  

Leia também
  • 14/10/2019 16:15:38

    Ministra inaugura Academia Cisco na Casa da Juventude

    Luanda - A ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula do Sacramento Neto, inaugurou hoje (segunda-feira), na Casa da Juventude em Viana, uma Academia Cisco para o ensino de matérias sobre Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

  • 31/05/2019 23:18:19

    Banco Atlântico apresenta primeiro laboratório digital

    Luanda - O primeiro laboratório digital em Angola, para promover um ecossistema de fomento ao empreendedorismo e inovação digital, foi apresentado, hoje, sexta-feira, pelo presidente da Comissão Executiva (PCE) do Banco Atlântico, Daniel Santos.

  • 24/07/2018 18:08:09

    Correios de Angola recebem diariamente 60 correspondências

    Lubango - Cinquenta a 60 correspondências diversas são recebidas e expedidas diariamente para os vários pontos do país e do mundo, pela Estação de Correios da província da Huíla, informou hoje, terça-feira, no Lubango, a directora da instituição, Maria de Fátima.