Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Ciência e Tecnologia

31 Outubro de 2019 | 13h22 - Actualizado em 12 Novembro de 2019 | 09h08

Alemanha: Feira de ideias abre hoje com duas novidades

Nuremberga (do enviado especial) - A 71ª edição da Feira de Ideias, Invenções e Novos Produtos (iENA), abre hoje, em Nuremberga, Alemanha.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Essa edição traz duas novidades: avaliação por leitura de códigos de barra e projectos e consultoria grátis em matérias de registo de patentes.

De acordo com o programa a que a Angop teve acesso, para esta edição o júri vai fazer leitura de uma barra de dados para obter toda informação de cada projecto, ao contrário das edições anteriores em que os autores tinham que fazer uma descrição extensa para convencer o júri.

A iENA conta com 800 expositores de 30 países especialistas em registo de patentes, para prestarem consultoria de como proteger os trabalhos uma vez apresentados ao mundo.

Em Angola essa protecção é feita na Direcção do Autor e Conexos, do Ministério da Cultura, caso seja ainda uma ideia, mas se for já protótipo a protecção é feita no Instituto Angolano de Propriedade Industrial (IAPI), do Ministério da Indústria.

Para Angola está protecção tem um tempo de mais ou menos cinco anos, findo os quais a engenhoca cai no domínio público e pode ser fabricado por qualquer pessoa que tenha acesso ao mesmo, daí que os técnicos da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) estarão à disposição dos investidores na ENA.

A decorrer de 31 de Outubro a 3 de Novembro, Angola apresenta projectos maioritariamente ligados à área de informática que visam resolver problemas de saúde, educação e tecnologia.

Angola participa na Feira de Ideias, Invenções e Novos Produtos (iENA) desde 2009, tendo já conquistado 70 medalhas, sendo 13 de ouro, 27 de prata e 30 de bronze.

A delegação angolana é integrada por representantes das universidades Agostinho Neto (UAN) e Metodista de Angolada (UMA) e a Seaka - Casa de Caminho André Luz - Escola João Henrique Pestalozzi.

Na edição deste ano, a feira vai receber cerca de 800 expositores de 30 países e perto de 13 mil visitantes de 41 países.

A Feira Internacional de Nuremberga, uma das mais antigas do Mundo, impressiona pelo alto nível de invenções e é utilizada por inventores e criadores de muitos países como plataforma de marketing para a apresentação de ideias, protótipos, produtos e serviços.


 

Assuntos Feira  

Leia também
  • 31/10/2019 18:01:05

    IFIA fica sob protecção da ONU

    Luanda - A federação internacional das associações dos inventores IFIA ficará, a partir de agora, sob protecção da ONU, tendo em conta os apoios para a materialização dos projectos inscritos pelos associados, anunciou hoje, em Nuremberga (Alemanha), o seu presidente, Alireza Rastegar.

  • 21/11/2018 13:51:19

    Feira de invenções de Nuremberga aberta a produtos industrializados

    Luanda - A Feira de Ideias, Invenções e Novos Produtos (iENA), anualmente realizada em Nuremberga (Alemanha), pode a partir da edição 2019 contar com produtos industrializados angolanos, em função da inclusão este ano da categoria "Indústria", que premeia produtos de grandes empresas.

  • 05/11/2018 15:29:56

    Angola conquista medalha de ouro na 70ª edição da feira internacional de iENA

    Luanda - O projecto "Cluster de estações de trabalho com nós virtuais como uma solução de baixo custo para o ensino em Angola", da Universidade Óscar Ribas, foi distinguido com uma medalha de ouro na 70ª edição da Feira de Ideias, Invenções e Novos Produtos (iENA), no domingo.