Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

08 Agosto de 2018 | 16h45 - Actualizado em 08 Agosto de 2018 | 16h45

Polidesporto: Namibe acolhe jogos escolares zonal sul

Moçamedes - A cidade capital de Moçamedes, província do Namibe, acolhe, de 14 a 20 deste mês, os jogos escolares zonal sul, um evento multi-desportivo anual, promovido pelo Ministério da Educação, que decorrerá sob o lema "desporto escolar um compromisso com o presente e o futuro da criança", soube hoje a Angop.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O evento desportivo, que se realiza anualmente por ocasião da segunda pausa pedagógica, tem com objectivo fomentar a prática do desporto nas instituições de ensino, possibilitando a identificação de talentos desportivos e desenvolver o intercâmbio sociocultural e desportivo dos alunos.

O mesmo visa ainda contribuir para o desenvolvimento integral do aluno-alteta como ser social, autonomia, democrático e participativo, estimulando seu pleno exercício de cidadania e desenvolver as actividades desportivas e socioculturais, prevalecendo sempre o factor educacional.

Os jogos escolares vão contar com a participação de 392 alunos, dos  12 aos 16 anos de idade, das províncias do Namibe, Huíla , Cuando Cubango e Cunene, nas modalidades de andebol, basquetebol, atletismo convencional e adaptado, futebol, voleibol e ginástica, em ambos os sexos.

Em declarações à Angop, o director do Gabinete Provincial da Educação no Namibe, Valério Arcanjo, garantiu estarem criadas todas as condições técnicas, transporte, alimentação, alojamento e segurança para as delegações que irão participar neste evento.

O responsável garantiu ainda existir infra-estruturas desportivas em quase todas as instituições de ensino no município de Moçamedes, o que facilitará a realização das determinadas partidas desportivas em diferentes modalidades.

“Temos ainda, para além dos campos desportivos escolares, o estádio Joaquim Morais, que irá acolher alguns eventos de futebol e do atletismo”, acrescentou.

A província do Namibe com o slogan “ Terra da Felicidade” tem uma área de oito mil e  916 quilómetros quadrados, uma população estimada em quinhentos mil habitantes e está dividida pelos municípios de Camucuio, Bibala, Tômbwa e Virei.

Assuntos Província » Namibe  

Leia também
  • 20/08/2018 19:03:09

    Polidesportivo: Namibe conquista Jogos Escolares Zonal Sul

    Moçâmedes - A província do Namibe conquistou os Jogos Escolares Zonal Sul edição 2018, decorridos nesta cidade de 14 a 20 do mês em curso, sob o lema "Desporto Escolar, um compromisso com o presente e o futuro da criança".

  • 17/08/2018 01:18:27

    Polidesporto: Namibe volta golear nos jogos escolares do zonal sul

    Moçamedes - Depois das duas partidas frente as equipas da Huila (34-8) e Cunene (35-6), a equipa feminina de andebol do Namibe voltou a triunfar nesta quinta-feira, desta diante do Cuando Cubango, por 46-1, em jogo da terceira jornada da primeira edição dos Jogos Escolares Zonal sul, que decorrem no pavilhão Welvichia Mirabilis.

  • 14/08/2018 17:33:39

    Jogos Escolares devem ser disputados com espírito de solidariedade e fair Play

    Moçâmedes - O governador do Namibe, Carlos da Rocha Cruz, afirmou hoje, terça-feira, nesta cidade, que os Jogos Escolares representam um passo importante na criação de novas perspectivas para a construção de um mundo melhor, livre de qualquer tipo de descriminação e disputado dentro do espírito de compreensão mútua, fraternidade, solidariedade e de Fair Play.

  • 14/08/2018 17:23:46

    Polidesporto: Goleada na abertura dos Jogos Escolares no Namibe

    Moçâmedes - A selecção anfitriã goleou hoje, terça-feira, a congénere da Huila, por 34-8, em partida inaugural referente à primeira jornada dos Jogos Escolares Zonal Sul em andebol feminino, que decorrem de 14 a 20, nesta cidade.