Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

14 Setembro de 2018 | 16h22 - Actualizado em 14 Setembro de 2018 | 16h19

Afrotaças: 1º de Agosto tenta vantagem caseira diante do pentacampeão africano

Luanda - O campeão angolano 1º de Agosto defronta às 17 horas deste sábado, no estádio 11 de Novembro, o TP Mazembe, da República Democrática do Congo, em partida a contar para primeira “mão” dos quartos-de-final da Liga dos Campeões africanos de futebol.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Futebol: Jogo do 1º de Agosto nas Afrotaças

Futebol: Equipa do 1º de Agosto

Foto: Antonio Escrivao

Com objectivo de ganhar vantagem neste primeiro desafio, por jogar diante do seu público, os “militares” entram motivados para este encontro, depois da recente conquista do tricampeonato nacional, embora estarem desfalcados, devido às ausências, por acumulações de amarelos, de Geraldo e Paizo.

Tarefa que não se afigura fácil, por defrontar um adversário habituado a essas lides, sendo vencedor desta competição em cinco ocasiões, designadamente em 1967, 1968, 2009, 2010 e 2015, por isso, todas as cautelas serão necessárias para que o representante angolano não seja surpreendido no seu próprio reduto.

Os congoleses, que chegaram quarta-feira à noite a Luanda para preparar o jogo com mais tempo, são ainda detentores de três taças das confederações africanas (1980, 2016 e 2017) e igual número de supertaças (2010,2011 e 2016), sendo, desta forma, um oponente de “grande peso”, que merece toda atenção da formação do Rio Seco, que, a nível das afrotaças, o mínimo que conseguiu foi chegar a uma final, em 1999, na extinta Taça das Taças, perdendo para os tunisinos do Esperance de Tunis.

Um desafio aguardado com muita expectativa pelos amantes da modalidade, onde o público angolano espera por uma boa postura dos pupilos de Zoran Maki, em particular de Bobó, Mongo e Jacques, por defrontarem seus compatriotas, num “reencontro de congoleses”.   

Na formação do TP, sobressai o nome do médio ofensivo Tresor Mputu Mabi, atleta que já actuou no futebol nacional, na equipa do Kabuscorp do Palanca. Uma passagem polémica, existindo, até hoje, um diferendo entre a formação angolana e congolesa, situação que levou à retirada de seis pontos ao Kabuscorp, no recém terminado Girabola, por orientação da FIFA.

Na equipa congolesa estão outros jogadores que também passaram pela turma “palanquina”, nomeadamente o defesa Issama Mpeko e o guarda-redes Matampi.

O 1º de Agosto tem feito uma campanha a todos os níveis aceitável, o que da garantia de poder lutar de igual para igual com este “colosso” africano no acesso às meias-finais da “champions”.

Depois de afastar o Platinum do Zimbabwe e o Bidvest Wist da África do Sul, nas preliminares, a formação afecta às Forças Armadas Angolanas regressou à fase de grupos 21 anos depois.  Aqui, os “Agostinos” calharam no grupo D, onde terminaram em segundo, com nove pontos, menos três do líder Etoil du Sahel da Tunísia. Venceram duas vezes, empataram três e perderam uma. Nesta série constavam ainda o Zesco United da Zâmbia e o Mbabane Swallows da eSwatini (ex-Swazilândia).

Já o TP Mazembe passeou classe no grupo B, onde ficou em primeiro, com 12 pontos, fruto de três vitórias, três empates e nenhuma derrota. No segundo lugar posicionou-se o Etente Sétif da Argélia, com oito. Estavam igualmente El Jadida de Marrocos e Mouloudia, também da Argélia.

A segunda mão acontece no dia 21 deste mês, em Lubumbashi.

Jogos da primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões de África:

Sexta-feira, 14 Setembro

Entente Sportive de Sétif (Argélia) - Widad Athletic (Marrocos)

Horoya A.C (Guiné-Conacri) - Al-Ahli (Egito)

Sábado, 15 Setembro

1.º de Agosto (Angola) - TP Mazembe (RD Congo)

Esperance de Tunis (Tunísia) - Étoile du Sahel (Tunísia)

Assuntos Futebol  

Leia também
  • 08/11/2018 07:40:27

    Liga dos campeões: Benfica complica apuramento enquanto City e Real goleiam

    Lisboa - A equipa do Sport Lisboa e Benfica empatou em casa com o Ajax da Holanda e ficou com o apuramento para os “oitavos” da Liga dos Campeões de futebol mais longe, numa ronda em que Manchester City e Real Madrid se destacaram pelas goleadas impostas.

  • 05/11/2018 13:45:57

    Desporto adaptado: Título mundial atribui valências ao país

    Luanda - O presidente do Comité Olímpico Angolano (COA), Gustavo da Conceição, considerou hoje, em Luanda, que o título mundial de futebol com muletas, conquistado pela selecção nacional este domingo, reforça universalmente o potencial demonstrado, há anos, e atribui valências ao país a nível do desporto adaptado.

  • 05/11/2018 05:54:56

    Futebol adaptado: Angola é campeã do mundo

    San Juan de Los Lagos, México (Do enviado especial) - - A selecção de Angola sagrou-se campeã do mundo de futebol com muletas, ao vencer esta madrugada a congénere da Turquia por 5-4, na final do campeonato do mundo que decorreu no México.

  • 05/11/2018 04:45:03

    Futebol: 1º de Agosto junta-se aos líderes do Girabola

    Luanda - O 1º de Agosto juntou-se domingo ao grupo das seis equipas que lideram o campeonato nacional de futebol da primeira divisão, com quatro pontos cada, após ter batido o Desportivo da Huíla por 2-0, em jogo da segunda jornada disputado no estádio 11 de Novembro.