13 Setembro de 2018 | 22h46 - Actualizado em 13 Setembro de 2018 | 22h46
Polidesporto: MJD pede aos agentes adesão à Lei do Mecenato
Luanda - A ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula do Sacramento Neto, apelou hoje, em Luanda, à adesão por parte dos distintos agentes à Lei do Mecenato, para aposta alternativa e melhor contribuição no desenvolvimento do sector.

Envia por email
Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Corrigir
Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Ana Paula do Sacramento, ministra da Juventude e Desportos
Foto: Alberto Julião
Ao falar à imprensa, à margem da Conferência Nacional sobre Mecenato realizada no Memorial Agostinho Neto, em Luanda, a governante referiu que o instrumento legal visa criar incentivos aos parceiros, que se devem dedicar na implementação dos projectos da sociedade e do Estado angolano.
“O nosso objectivo é fazer com que as empresas e beneficiários compreendam a necessidade de um esforço conjunto na satisfação das necessidades dos jovens e desportistas”, disse, antes de esclarecer que a Lei do Mecenato vem criar incentivos para que as distintas instituições possam actuar da melhor forma e contribuir na materialização das políticas do desenvolvimento social.
“O Estado não pode fazer tudo, por isso, a necessidade de participação de outros agentes”, sublinhou.
Acrescentou que a Lei é abrangente e acredita que o debate permite uma melhor compreensão e adesão por parte dos interessados, que devem unir-se ao esforço do governo na materialização dos propósitos nacionais, que visam o bem-estar das comunidades.
Prestação de toda assistência, informações, registo, selecção de projectos de apoio a juventude e desportos, combate ao VIH-Sida, entre outros, para que os beneficiários possam encontrar maiores facilidades processual e de implementação, também foi pedida pela titular dos desportos.
Sobre a Lei do Mecenato, aprovada em 2012, após cerca de cinco anos de estudo, os participantes no encontro de hoje concluíram que até agora não teve adesão por parte dos destinatários. Mesmo com o seu regulamento, elaborado em 2013 e aprovado em 2015, ainda não atraiu beneficiários.
A mesma, que visa os potenciais mecenas, prevê incentivos fiscais na ordem de 40 porcento das empresas apoiantes aos projectos desportivos, culturais e outros.
Quanto ao encontro, que congregou diversas personalidades desportivas, empresários e outros interessados, abordou os temas sobre Lei do Mecenato, Benefícios fiscais para as empresas, Projectos de responsabilidade social corporativa e como agilizar a implementação.
Com períodos de debate, em que a maioria defendeu a necessidade da revisão da actual Lei, por a considerar desajustada à realidade do país, foram oradores, Aguinaldo Cristóvão, especialista do Ministério da Cultura, Eliana dos Santos (Instituto de Gestão de Actividades e Participação do Estado), Leonor Machado (TheBridge Global).
Sobre os debates, com destaque principalmente dirigentes desportivos e empresários, teve como animadores Adebayo Vunge (Ministério das Finanças), Saydi Leitão (AGT), Kamia Carvalho (PNUD), Renato Correia (Deloit) e Fernando Ferreira (Mitrelli).
Assuntos Futebol
Leia também
- 05/02/2019 12:21:17
Resultados e classificação daTaça da Confederação
Luanda - Resultados e classificação após a primeira jornada da fase de grupos da Taça da Confederação em futebol, com o envolvimento do Petro de Luanda.
- 04/02/2019 07:07:44
Futebol: Encontrado avião que transportava jogador argentino Emiliano Sala
Reino Unido - Os destroços do avião que transportava o jogador argentino Emiliano Sala foram encontrados domingo. A aeronave desapareceu dia 21 de Janeiro enquanto sobrevoava o Canal da Mancha, entre a França e o Reino Unido.
- 04/02/2019 06:41:16
Futebol: Benfica vence Sporting e garante segunda posição
Lisboa - O Benfica garantiu domingo o segundo lugar da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa do Sporting, por 4-2, em jogo da 20ª jornada da competição.
-
03/02/2019 23:17:38
Futebol: 1º de Agosto superioriza-se ao Kabuscorp
Luanda - O 1º de Agosto evidenciou toda a sua superioridade, ao derrotar hoje (domingo), em Luanda, o Kabuscorp do Palanca, por 2-0, em jogo da 15ª jornada do Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão (Girabola2018/19), disputado no Estádio 11 de Novembro.