Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

13 Setembro de 2018 | 22h46 - Actualizado em 13 Setembro de 2018 | 22h46

Polidesporto: MJD pede aos agentes adesão à Lei do Mecenato

Luanda - A ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula do Sacramento Neto, apelou hoje, em Luanda, à adesão por parte dos distintos agentes à Lei do Mecenato, para aposta alternativa e melhor contribuição no desenvolvimento do sector.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ana Paula do Sacramento, ministra da Juventude e Desportos

Foto: Alberto Julião

      

Ao falar à imprensa, à margem da Conferência Nacional sobre Mecenato realizada no Memorial Agostinho Neto, em Luanda, a governante referiu que o instrumento legal visa criar incentivos aos parceiros, que se devem dedicar na implementação dos projectos da sociedade e do Estado angolano.        

“O nosso objectivo é fazer com que as empresas e beneficiários compreendam a necessidade de um esforço conjunto na satisfação das necessidades dos jovens e desportistas”, disse, antes de esclarecer que a Lei do Mecenato vem criar incentivos para que as distintas instituições possam actuar da melhor forma e contribuir na materialização das políticas do desenvolvimento social.

“O Estado não pode fazer tudo, por isso, a necessidade de participação de outros agentes”, sublinhou.

Acrescentou que a Lei é abrangente e acredita que o debate permite uma melhor compreensão e adesão por parte dos interessados, que devem unir-se ao esforço do governo na materialização dos propósitos nacionais, que visam o bem-estar das comunidades.           

Prestação de toda assistência, informações, registo, selecção de projectos de apoio a juventude e desportos, combate ao VIH-Sida, entre outros, para que os beneficiários possam encontrar maiores facilidades processual e de implementação, também foi pedida pela titular dos desportos.   

Sobre a Lei do Mecenato, aprovada em 2012, após cerca de cinco anos de estudo, os participantes no encontro de hoje concluíram que até agora não teve adesão por parte dos destinatários. Mesmo com o seu regulamento, elaborado em 2013 e aprovado em 2015, ainda não atraiu beneficiários.

       

A mesma, que visa os potenciais mecenas, prevê incentivos fiscais na ordem de 40 porcento das empresas apoiantes aos projectos desportivos, culturais e outros.       

Quanto ao encontro, que congregou diversas personalidades desportivas, empresários e outros interessados, abordou os temas sobre Lei do Mecenato, Benefícios fiscais para as empresas, Projectos de responsabilidade social corporativa e como agilizar a implementação.     

Com períodos de debate, em que a maioria defendeu a necessidade da revisão da actual Lei, por a considerar desajustada à realidade do país, foram oradores, Aguinaldo Cristóvão, especialista do Ministério da Cultura, Eliana dos Santos (Instituto de Gestão de Actividades e Participação do Estado), Leonor Machado (TheBridge Global).

Sobre os debates, com destaque principalmente dirigentes desportivos e empresários, teve como animadores Adebayo Vunge (Ministério das Finanças), Saydi Leitão (AGT), Kamia Carvalho (PNUD), Renato Correia (Deloit) e Fernando Ferreira (Mitrelli).

Assuntos Futebol  

Leia também
  • 08/11/2018 07:40:27

    Liga dos campeões: Benfica complica apuramento enquanto City e Real goleiam

    Lisboa - A equipa do Sport Lisboa e Benfica empatou em casa com o Ajax da Holanda e ficou com o apuramento para os “oitavos” da Liga dos Campeões de futebol mais longe, numa ronda em que Manchester City e Real Madrid se destacaram pelas goleadas impostas.

  • 05/11/2018 13:45:57

    Desporto adaptado: Título mundial atribui valências ao país

    Luanda - O presidente do Comité Olímpico Angolano (COA), Gustavo da Conceição, considerou hoje, em Luanda, que o título mundial de futebol com muletas, conquistado pela selecção nacional este domingo, reforça universalmente o potencial demonstrado, há anos, e atribui valências ao país a nível do desporto adaptado.

  • 05/11/2018 05:54:56

    Futebol adaptado: Angola é campeã do mundo

    San Juan de Los Lagos, México (Do enviado especial) - - A selecção de Angola sagrou-se campeã do mundo de futebol com muletas, ao vencer esta madrugada a congénere da Turquia por 5-4, na final do campeonato do mundo que decorreu no México.

  • 05/11/2018 04:45:03

    Futebol: 1º de Agosto junta-se aos líderes do Girabola

    Luanda - O 1º de Agosto juntou-se domingo ao grupo das seis equipas que lideram o campeonato nacional de futebol da primeira divisão, com quatro pontos cada, após ter batido o Desportivo da Huíla por 2-0, em jogo da segunda jornada disputado no estádio 11 de Novembro.