Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

20 Abril de 2019 | 19h03 - Actualizado em 20 Abril de 2019 | 23h40

Angolana Kiriana Neto sagra-se campeã do mundo

Luanda - A angolana Kiriana Neto, de sete anos de idade, sagrou-se neste sábado campeã do mundo de jiu-jitsu (versão brasileira) na categoria infantil, na sua estreia no evento que decorre em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Angolana de 7 anos de idade campeã mundial de Jiu-Jitsu

Foto: Foto cedida

A atleta, que representa a Escola Luneto Power Gym, derrotou a brasileira Márcia Mascarenhas.

A propósito da vitória, o Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, escreveu na sua página no Twitter: Parabéns, "pequena" Grande Kiriana Neto, campeã mundial de jiu-jitsu!

Kiriana é descrita como uma atleta muito focada e disciplinada. Desde que ganhou o campeonato africano, a 3 de Março de 2019, tem-se preparado para a conquista do campeonato mundial.

Patrocinada pela Sonangol,  Kiriana é filha do piloto e empresário Iuri Neto e da cantora angolana Nsoki Neto.

Kiriana Neto também é campeã africana, título obtido em Março último.

Angola conquistou igualmente hoje, na mesma categoria, a medalha de bronze, por intermédio de Kuamy Manuel, da Escola Matilha B.JJ, que derrotou Ivan Shevchuk, do Sibirsky Bars, da Rússia.

Angola volta a entrar em cena, domingo, com dois atletas e segunda-feira com quatro. São no total 28 concorrentes nacionais nas várias categorias, designadamente adultos, master, infanto-juvenil e infantil.

A Angop apurou que o líder do ranking da federação internacional da modalidade, época2018/2019, o angolano Victor dos Santos, ainda não está no local da competição por estar  a decorrer o seu processo de inscrição. Com 840 pontos, Victor dos Santos, da Academia “Z1", categoria “leve faixa roxa” nos 76 kg, é igualmente líder do ranking africano.

Victor conquistou vários títulos internacionais na época 2018/19, destacando-se o Campeonato Africano, na África do Sul, e o “Grande Slam” de Abu Dhabi, em Março último. No mesmo mês foi vice-campeão de um torneio internacional em Málaga (Espanha).

Leia também