Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

15 Setembro de 2019 | 16h31 - Actualizado em 15 Setembro de 2019 | 16h31

Resenha: Semana de Afrotaças dentro e fora do país

Luanda - Os jogos de sábado, para as Afrotaças em futebol, do Petro de Luanda, no Estádio 11 de Novembro, e do 1º de Agosto, na Zâmbia, foram os temas de maior relevância nos últimos sete dias.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

1º de Agosto obtém vitória importante fora de casa

Foto: Rosário dos Santos

Os “petrolíferos” empataram sem golos com o Kampala City, do Uganda, em desafio da primeira mão da última eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga dos Clubes Campeões de África.

Este resultado do vice - campeão sugere cautelas no confronto de resposta, no próximo dia 27, no Uganda. No entanto, um empate com golos bastará para a entrada na fase de grupos.

Para a mesma competição, o 1º de Agosto venceu o Green Eagles da Zâmbia, por 2-1, para a primeira mão, sendo que o desafio de resposta acontece a 29, no estádio 11 de Novembro, na capital do país.

Do andebol, a selecção júnior feminina falhou a revalidação do título africano em Sub-17 ao perder na final com a Tunísia, por 26-25, em prova decorrida em Niamey, Níger. As angolanas, que venciam ao intervalo por 16-15, tinham como objectivo a conquista do 10º troféu.

A semana registou ainda o início da Taça de Angola sénior masculina de hóquei em patins. O 1º de Agosto venceu a Académica de Luanda, por 4-3, com “hat-trick” de João Zumba. João António marcou o outro tento, enquanto Neri (dois) e Márcio Fernandes anotaram pelos estudantes.

Angola foi notícia no mundo do basquetebol. O poste Bruno Fernando, ao serviço do Atlanta Hawks, da Liga Norte-americana (NBA), faz parte do hall da fama da Maryland University.

O primeiro e, até agora, único angolano a ingressar na NBA recebeu uma menção honrosa e tem a sua fotografia estampada no Hall da fama como uma das lendas daquela universidade dos EUA.

Bruno Fernando, 21 anos e 2,08 metros de altura foi contratado em Julho último pelo Atlanta Hawks por três anos.

Ainda do andebol feminino, mas em sénior, foi convocada a selecção nacional para o torneio pré-olímpico, a disputar-se de 26 a 29 do corrente mês, em Dakar, Senegal.

O seleccionador Morten Soubak (Dinamarca) elegeu Albertina Cassoma, Claudete José, Helena Sousa, Helena Paulo, Iracelma Silva, Isabel Guialo, Janeth Santos, Juliana Machado, Liliana Venâncio, Natália Bernardo, Wuta Dombaxi, Vilma Silva (1º de Agosto).

Completam o grupo Ruth João  (Marinha), Magda Cazanga, Teresa de Almeida e Aznaide Carlos (Petro).

O ex-atacante do Chelsea da Inglaterra Didier Drogba está em Angola e participa terça-feira de um jogo 7X7 com atletas da Escola de Futebol do Zango/Projecto Brincando com a Bola - "Ti-Nandinho".

O antigo internacional pela Côte d'Ivoire está no país para participar, na qualidade de vice-presidente da Fundação Sport and Peace, na Bienal - Fórum Pan-Africano para a Cultura da Paz, que inicia quarta-feira.

Os últimos sete dias fecharam neste domingo com a conquista do Campeonato do Mundo sénior masculino de basquetebol pela Espanha, ao vencer a Argentina por 95-75.

Angola participou naquele evento qualificativo aos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio (Japão), mas foi eliminada sem lograr o objectivo. Terá de tenta-lo novamente num torneio internacional em país e data ainda por indicar pela FIBA.

Assuntos Resenha  

Leia também
  • 08/09/2019 13:30:37

    Resenha: Basquetebol e futebol marcam semana

    Luanda - A eliminação da selecção nacional sénior masculina de basquetebol do Campeonato do Mundo, que decorre na China, bem como a vitória ao nível das honras, na corrida ao mundial de futebol do Qatar, em 2022, foram os destaques da semana desportiva.

  • 01/09/2019 21:53:49

    Resenha: Angola mostra "pujança" no africano de vela

    Luanda - Numa semana marcada pelo inédito ouro no andebol masculino, nos Jogos Africanos de Marrocos, Angola mostrou a sua "pujança" no CAN de vela, nas Seicheles, ocupando o pódio em masculino e os dois primeiros lugares em feminino.

  • 11/08/2019 18:53:49

    Resenha: Ouro no andebol marca semana desportiva

    Luanda - A medalha de ouro conquistada neste domingo pela selecção nacional sénior feminina de andebol, no Torneio Internacional "Busan CUP2019", disputado na Coreia do Sul, constituiu-se no assunto de maior relevância da semana desportiva.