Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

13 Setembro de 2020 | 14h56 - Actualizado em 13 Setembro de 2020 | 14h52

Andebol sem quadras oficiais no Bengo

Luanda - Com uma população praticante de 300 atletas, dos quais 110 federados, a província do Bengo vive dificuldades para desenvolver projectos de massificação ao nível do andebol, por falta de pavilhões multiúsos.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Partida de andebol no Bengo

Foto: Cortesia de Mário Francisco

A associação local controla quatro clubes, nomeadamente Domant FC, Poliandra FC, Mandjel Sport e Cust Sport, além dos núcleos Amigos do Panguila e Macambriz, cujos projectos para evolução esbarram em tal carência.

Esta constatação é do presidente da associação provincial da modalidade, Mandjel Alberto Zua, em declarações à Angop, sábado, a propósito do estado de situação deste desporto 13 vezes campeão continental com a selecção sénior feminina.

O responsável lamentou o facto de as poucas quadras existentes não possuírem as dimensões adequadas.

Considera que o surgimento de recintos polidesportivos proporcionaria, também, a evolução de outros desportos de sala inexistentes na região como o basquetebol, voleibol, hóquei em patins, futsal e ténis de mesa.

Para ele, a carência de quadras oficiais compromete, inclusive, eventual candidatura da província do Bengo à organização dos  jogos zonais do desporto escolar, cujo regulamento estipula rotatividade quanto ao anfitrião.

Eleito este ano para o ciclo olímpico 2020/24, Mandjel Alberto Zua encorajou os empresários na região a uma maior aposta no sector, sublinhando que a província possui jovens com aptidões para o desenvolvimento de várias actividades desportivas.  

Existe no Bengo cinco associações desportivas, nomeadamente de futebol, andebol, atletismo, judo e jiu-jitsu.

Assuntos Andebol   Província » Bengo  

Leia também
  • 11/09/2020 19:10:48

    Andebol: Zeca Venâncio aposta na continuidade

    Luanda - O pré-candidato à presidência da Federação Angolana de Andebol (FAAND), Zeca Venâncio, para o período de 2020/24, caso vença o pleito, vai apostar na conquista de provas africanas e melhorar a participação nos campeonatos do Mundo e Jogos Olímpicos.

  • 07/09/2020 08:16:03

    Angola vê dois activos no andebol romeno

    Luanda - Num espaço de menos de dez dias o andebol nacional colocou dois dos principais activos em equipas masculina e feminina da primeira divisão da Roménia, país com credenciais ao nível do andebol europeu e mundial.

  • 06/09/2020 19:56:31

    Angola calhou num grupo difícil - comentarista

    Luanda - Escalonada no grupo C do Campeonato do Mundo, em Janeiro de 2021, no Egipto, com a Croácia, Qatar e Japão, Angola enfrentará dificuldades perante selecções com maior nível competitivo, afirmou neste domingo, Fernando Maló, comentarista desportivo.