Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

17 Junho de 2017 | 00h29 - Actualizado em 17 Junho de 2017 | 13h40

Angola: Investimento privado ocupa posição central para diversificação da economia

Luanda - A continua criação de bom ambiente de negócio para atracção do investimento privado em Angola constitui a posição central na estratégia de diversificação da economia, prevendo incentivos generosos aos investidores.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Interior da Fábrica Ghion

Foto: Lucas Neto

Esta foi uma das ideias transmitida pela Unidade Técnica para o Investimento Privado (UTIP) aos participantes à Cimeira Empresarial EUA-África, que decorreu de 13 a 16 deste mês, em Washington, que contou com a participação empresários americanos e africanos interessados a investir em Angola, numa acção do Conselho Corporativo sobre África (Corporate Council on Africa-CCA).

Segundo uma nota de imprensa chegada à Angop  esta sexta-feira, durante o evento a Câmara de Comércio EUA/Angola (USACC), em parceria com a UTIP, realizaram uma conferência sobre o clima de negócios e as oportunidades de investimento que o país oferece, onde foram partilhados experiências empresariais.

Além mostrar as oportunidades de investimento que o país oferece, os representantes angolanos apresentaram igualmente o que as instituições governamentais angolanas têm feito para apoiar os investidores tanto locais como estrangeiros.

"É prioridade do Governo de Angola o desenvolvimento dos sectores produtivos e estruturantes da economia que estavam estagnados, com a aprovação de programas específicos para a saída da crise, no âmbito do novo paradigma local do investimento privado, que foi alterado de maneira a reflectir a realidade presente", lê-se no documento.

Os participantes foram ainda informados sobre o novo paradigma legal do investimento privado em Angola, cujo principal objectivo é a diversificação da economia e redução das assimetrias regionais, no sentido do alcance da auto-sustentabilidade do país.

Segundo o documento, os prelectores americanos apresentaram casos de sucesso de investimento privado em Angola como a Direcção para África do EximBank dos EUA.

Para o representante da Iniciativa Power Africa, que já beneficia a África sub-sahariana, espera que Angola, um país que possui um plano bastante ambicioso para o fortalecimento de energia electrica até ao ano 2025, possa igualmente beneficiar desta iniciativa, de acordo com a sua realidade, em particular nas áreas rurais.

De entre as empresas angolanas presentes, destacam-se  no sector da agricultura a Wanterra Lda., o Consórcio Rede de Camponeses e a Lactimonte, Sociedade de Lacticínios. No sector de hotelaria e turismo, a Fox Empreendimentos, Promotour Barracuda, Grupo César e Filhos e o Grupo Joel e Filhos Lda.

Fizeram parte da delegação angolana a PCA da USACC, Maria da Cruz, Dalva Ringote Allen, PCA do Conselho de Administração do Instituto do Fomento Empresarial, Hélio Alves e Fávia Lopes respectivamente, analista de marketing projectos e consultora jurídica da UTIP.

Assuntos Economia  

Leia também
  • 18/06/2017 09:09:58

    Cuanza Norte: Aberto período de pesca na lagoa do Ngolome

    Dondo - A Ministra das Pescas Vitoria de Barros Neto, procedeu sábado, no centro de tratamento e conservação do pescado pós captura do Ngolome, na comuna de Massangano, município de Cambambe, província do Cuanza Norte, a abertura do período de depesca.

  • 17/06/2017 10:43:45

    Moxico: Estudantes esclarecidos sobre empreendedorismo

    Luena - Os estudantes da escola do II ciclo do ensino secundário “11 de Novembro” no Moxico, foram esclarecidos hoje, sábado, no Luena, sobre a importância do empreendedorismo, com vista a despertar o espírito de criatividade ao negócio.

  • 17/06/2017 05:53:03

    Moxico: Estudantes chamados a terem gosto pelo empreendedorismo

    Luena - Os estudantes da escola do I e II ciclo de Ensino secundário "São José", foram hoje, sexta feira, no Luena, incentivados a cultivar o gosto e interesse pelo empreendedorismo para se tornarem futuros empresários da província.