Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

12 Outubro de 2017 | 11h11 - Actualizado em 12 Outubro de 2017 | 18h53

Bié: Governo vai dinamizar produção agrícola

Cuito - O governo da província do Bié pretende para presente época agrícola (2017/2018) dinamizar os trabalhos de lavoura para obtenção de maiores resultados, com o incentivo aos camponeses, através da disponibilidade de mais tractores, charruas e outros meios.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Bié: Governador Boa Vida Neto em visita a um campo agrícola

Foto: JILMAR ENOQUE

Bié: População encorajada à aposta na agricultura

Foto: JILMAR ENOQUE

Ao falar hoje à Angop, na cidade do Cuito, o governador do Bié, Boavida Neto, que aproveitou a ocasião para anunciar abertura da campanha agrícola deste ano no  município do Cuemba, 180 quilómetros a leste da sede da província, no dia 30 deste mês, reafirmou a forte aposta numa agricultura mais mecanizada.
 
Desde Agosto último, o governo do Bié, através  da direcção provincial da agricultura, está a preparar a presente época agrícola, potenciando cada vez mais os camponeses com insumos e meios mecanizados.
 
Boavida Neto lembrou que, em Agosto deste ano, o ministro da Agricultura e Florestas, Marcos Nhunga procedeu à entrega de sete tractores, 50 carroças de tração animal, 30 toneladas de sementes diversas, 10 mil charruas, cinco mil toneladas de adubo compostas, 778 catanas e mil pares de enxadas.   
 
Parte destes insumos foram já canalizados aos municípios, comunas e embalas, frisando que, a partir da próxima semana os in puts serão distribuídos aos camponeses associados em cooperativas e não só.
 
Na província do Bié, o sector da Agricultura e Desenvolvimento Rural controla 55 cooperativas e 418 associações de camponeses e todas contam com o apoio do governo.
 
Na campanha agrícola transacta foram cultivados mil e 850 hectares de terras aráveis (mais mil em relação ao período anterior), nos municípios do Cuito, Camacupa, Catabola, Chitembo, Cunhinga, Cuemba, Nhârea, Chinguar e Andulo.
 

 

Leia também
  • 12/10/2017 18:48:37

    Zaire: ONG capacita famílias camponesas em técnicas de cultivo

    Mbanza Kongo - Mil e 44 famílias camponesas na província do Zaire beneficiaram, nos últimos quatro anos, de acções de capacitação sobre práticas de culturas agrícolas, numa promoção e financiamento da Agência dos Estados Unidos da América para o Desenvolvimento Internacional (USAID).

  • 12/10/2017 04:58:07

    Bengo: Camponeses da Kissomeira perspectivam boa safra agrícola

    Panguila - Os camponeses filiados na cooperativa agrícola da Kissomeira, comuna da Barra do Dande, província do Bengo, perspectivam para a presente campanha agrícola 2017/18 uma boa produção, tendo em conta os incentivos recebidos do governo.

  • 11/10/2017 17:52:48

    Cuanza Sul: Agricultores devem utilizar calcário para correcção dos solos

    Sumbe - Os agricultores devem da província do Cuanza Sul devem, na presente campanha agrícola, utilizar o calcário para correção de acidez de solos, de modo a obter maior produtividade por hectar, aconselhou nesta quarta-feira, o director província da Agricultura, Floresta e Pesca no Cuanza Sul, José Carlos.