Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

14 Janeiro de 2018 | 14h18 - Actualizado em 14 Janeiro de 2018 | 14h18

Bié: Província ganha 15 mil novas ligações de energia elécrtica

Cuito - Pelo menos quinze mil novas ligações domiciliares de energia eléctrica serão realizadas nos municípios do Andulo, Camacupa, Chinguar e Cuito (Bié) até Março deste ano, como resultado do investimento do governo no abastecimento de energia às populações.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Logotipo da ENDE

Foto: Pedro Parente

A informação é do Presidente do Conselho de Administração da ENDE (Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade), Ruth Safeca, em declarações à imprensa local, hoje (domingo), no quadro da visita do ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, à província do Bié.

Segundo a fonte, para o efeito, aquela empresa (ENDE) vai montar 34 Postos de Transformação (PT), visando alargar a capacidade de atendimento da população, bem como resgatar a boa imagem junto dos consumidores.

Nesta altura, segundo a responsável, a ENDE tem maior presença na cidade do Cuito, onde já controla 15 mil clientes.

Entretanto, neste momento, na central térmica de Caluapanda estão a funcionar apenas dois grupos, dos quatro existentes, que fornecem três megawatts de energia, sendo a capacidade instalada de 10 megawatts. Razão porque tem havido restrições no fornecimento de energia à urbe. 

A agravar a situação está a problemática da suspensão do abastecimento de energia elétrica a partir da barragem do Gove (Huambo), actualmente com problemas técnicos.

Durante a sua estadia, o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, e comitiva visitaram os municípios do Andulo, Camacupa, Catabola, Cuito, Cunhinga e Nhârea, onde foram informados da realidade do sector.

De salientar que a capital do Bié até Outubro de 2017 beneficiava de nove megawatts de energia eléctrica, sendo seis (6) megawatts vindos da barragem do Gove (Huambo) e três (3) da central térmica do Caluapanda (Cuito), quantidade considerada ínfima, tendo em conta o aumento da cidade e da densidade populacional.

Assuntos Energia   Província » Bié  

Leia também
  • 14/01/2018 06:08:35

    Bié: Avarias de grupos geradores deixa Catabola as escuras

    Catabola - Quatro grupos geradores, dos quais dois de 400 KVA instalados na sede da vila e em duas comunas do município de Catabola, 52 quilómetros a leste do Cuito (Bié), avariados há mais de dois anos, serão recuperados este mês (Janeiro), prometeu hoje, sexta-feira, o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges.

  • 12/01/2018 12:54:39

    Reabilitação da barragem de Cunje I inicia este ano

    Cuito - As obras de reabilitação da barragem hidroeléctrica sobre o rio Cunje I, paralisadas há três anos, por razões financeiras, serão retomadas no decurso deste ano, prometeu nesta sexta-feira o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges.

  • 12/01/2018 12:34:55

    Repartição fiscal arrecada mais de 50 milhões de kwanzas

    Andulo - Cinquenta e sete milhões, 793 mil e 250 kwanzas é o valor arrecadado em 2017 pela Administração Geral Tributária (AGT) da repartição fiscal do Andulo, 130 quilómetros norte da cidade do Cuito (Bié), mais três milhões de kwanzas, em relação ao período anterior.