Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

10 Janeiro de 2018 | 06h43 - Actualizado em 10 Janeiro de 2018 | 09h45

Huíla: Economista lança obra sobre finanças públicas

Lubango - Uma obra intitulada "Finanças Públicas - A Ciência e Arte de gerir o erário público", com 257 páginas é lançada hoje, quarta-feira, nos municípios de Cacula e do Lubango, província da Huíla, pelo autor Anselmo Vasco, numa sessão de venda e assinatura de autógrafos.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Autor do manual Anselmo Vasco

Foto: JOSÉ FILIPE

A obra  produzida em 2017,  em Luanda e revistas  em Portugal,  é composta por nove capítulos e  destaca conceitos  sobre fundamentos de finanças, noções de publicações e a evolução no capítulo financeiro, finanças públicas e políticas económicas, Orçamento Geral do Estado (OGE), contabilidade pública, gestão das finanças públicas, finanças locais, dívida pública e sistema tributário.

Com  esta segunda obra o autor  diz que  quer  ajudar a população, sobretudo  os estudantes, a compreender melhor sobre a forma como é gerido o dinheiro público.

“Este livro tem igualmente importância para aqueles que, enquanto cidadãos, têm o interesse de compreender melhor o funcionamento da máquina financeira estatal, com transparência e seriedade, usando as prerrogativas de cidadania, sobretudo, a de fiscalizar seus representantes políticos”, disse.

O livro espelha, de forma clara, como é feita a afectação dos recursos públicos para a satisfação das múltiplas necessidades da colectividade e do próprio Estado, as diferentes fontes de arrecadação de receitas públicas, sua gestão e as regras que disciplinam a realização de despesas públicas.

Anselmo Vasco é economista e considerou a obra resultado de pesquisas realizadas em livros, manuais, artigos, diplomas legislativos, normas técnicas e da experiência acumulada como docente universitário e técnico do Ministério das Finanças.

Depois da Huíla, o economista levará a obra para as províncias do Namibe, Huambo, Benguela, Malanje e Luanda e, posteriormente, Moçambique e Portugal.

“Fiscalidade Angolana – Fundamentos teóricos e Práticos”, é o título da 1ª obra do autor, lançada em 2015.

Leia também
  • 03/01/2018 13:44:23

    Mais de 140 bovinos mortos por falta de água e pasto na Chibia

    Chibia - Cento e 42 cabeças de gado bovino morreram no município da Chibia, sul da província da Huíla, devido à escassez de pastos e de água, provocada por uma estiagem que assolou a região nos meses de Setembro a Novembro do ano findo, informou hoje, quarta-feira, o director municipal da agricultura, Carlos Tchiloya.

  • 27/12/2017 16:04:26

    Huíla regista défice orçamental avaliado em AKz 760,5 biliões

    Lubango - A província da Huíla recebeu apenas 95,9 biliões de kwanzas (AKz) de um total de 856,5 biliões de kwanzas previstos nos últimos quatro anos (2013 - 2017) para realizar despesas públicas, representando um défice de cerca de Kz 760,5 biliões, disse hoje o governador João Marcelino Tyipinge.

  • 24/12/2017 03:45:46

    Produtores participam na feira "Natal Feliz" no Lubango

    Lubango - Oitenta expositores apresentaram no sábado, na cidade do Lubango (Huíla), na feira de produtos agrícolas, artesanais, floristas e de prestação de serviços de saúde e de direito, sob o lema "natal feliz", promovida pela administração local.