Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

12 Janeiro de 2018 | 12h54 - Actualizado em 12 Janeiro de 2018 | 19h24

Reabilitação da barragem de Cunje I inicia este ano

Cuito - As obras de reabilitação da barragem hidroeléctrica sobre o rio Cunje I, paralisadas há três anos, por razões financeiras, serão retomadas no decurso deste ano, prometeu nesta sexta-feira o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Bié:João Baptista Borges, Ministro da energia e águas visita as turbinas de energia na provincia

Foto: Francisco Miúdo

Ao falar à imprensa local, no quadro da sua visita de dois dias à província do Bié, pontualizou que depois de concluídas as obras, a barragem terá uma capacidade para produzir 10 megawatts e fornecerá energia eléctrica às vilas e arredores dos municípios de Camacupa e Catabola, 52 quilómetros a leste do Cuito.

O investimento vai permitir o surgimento de pequenas indústrias nas circunscrições e consequentemente incentivar a produção agrícola e abrangerá a construção de redes de média e baixa tensão e de iluminação pública de Camacupa.

O investimento está avaliado em 12 milhões de euros, através do banco mundial.

A barragem hidroeléctrica do Cunje I foi destruída durante o conflito armado que o país viveu. Fornecia, até 1992, energia eléctrica aos municípios de Catabola, Camacupa e Cuito. 
O município de Camacupa consome 1,2 megawatts de energia eléctrica produzida por um grupo gerador.

Além desta barragem, o ministro informou estar em curso o projecto de uma linha de alta tensão de 400 kilovolt, que parte de Laúca (Malanje), para fornecer energia às províncias do Bie e Huambo. A construção da linha está aprazada para Setembro próximo.


 

Assuntos Energia   Província » Bié  

Leia também
  • 12/01/2018 12:34:55

    Repartição fiscal arrecada mais de 50 milhões de kwanzas

    Andulo - Cinquenta e sete milhões, 793 mil e 250 kwanzas é o valor arrecadado em 2017 pela Administração Geral Tributária (AGT) da repartição fiscal do Andulo, 130 quilómetros norte da cidade do Cuito (Bié), mais três milhões de kwanzas, em relação ao período anterior.

  • 02/01/2018 06:00:07

    Retrospectiva 2017: Sector eléctrico caminha para estabilização

    Luanda - Três realizações de vulto marcaram 2017 no sector da Energia. A inauguração da central II da barragem de Cambambe, no Cuanza Norte, e a barragem de Laúca, assim como o lançamento da primeira pedra para construção do aproveitamento hidroeléctrico de Caculo Cabaça.

  • 30/12/2017 16:11:19

    Subestação dos Mulenvos aumenta oferta de energia em Viana e Cacuaco

    Luanda - Vinte e cinco mil famílias começaram a beneficiar de energia eléctrica na zona dos Mulenvos, nos municípios de Viana e Cacuaco, fruto da entrada em funcionamento, no dia 18 deste mês, da nova subestação de energia de 60/15 kilovolts.