Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

12 Janeiro de 2018 | 12h54 - Actualizado em 12 Janeiro de 2018 | 19h24

Reabilitação da barragem de Cunje I inicia este ano

Cuito - As obras de reabilitação da barragem hidroeléctrica sobre o rio Cunje I, paralisadas há três anos, por razões financeiras, serão retomadas no decurso deste ano, prometeu nesta sexta-feira o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Bié:João Baptista Borges, Ministro da energia e águas visita as turbinas de energia na provincia

Foto: Francisco Miúdo

Ao falar à imprensa local, no quadro da sua visita de dois dias à província do Bié, pontualizou que depois de concluídas as obras, a barragem terá uma capacidade para produzir 10 megawatts e fornecerá energia eléctrica às vilas e arredores dos municípios de Camacupa e Catabola, 52 quilómetros a leste do Cuito.

O investimento vai permitir o surgimento de pequenas indústrias nas circunscrições e consequentemente incentivar a produção agrícola e abrangerá a construção de redes de média e baixa tensão e de iluminação pública de Camacupa.

O investimento está avaliado em 12 milhões de euros, através do banco mundial.

A barragem hidroeléctrica do Cunje I foi destruída durante o conflito armado que o país viveu. Fornecia, até 1992, energia eléctrica aos municípios de Catabola, Camacupa e Cuito. 
O município de Camacupa consome 1,2 megawatts de energia eléctrica produzida por um grupo gerador.

Além desta barragem, o ministro informou estar em curso o projecto de uma linha de alta tensão de 400 kilovolt, que parte de Laúca (Malanje), para fornecer energia às províncias do Bie e Huambo. A construção da linha está aprazada para Setembro próximo.


 

Assuntos Energia   Província » Bié  

Leia também
  • 19/03/2018 00:06:19

    Fundo soberano investe USD 4 milhões na produção de milho e soja

    Camacupa - Quatro milhões de dólares norte americanos foram investidos na presente época agrícola 2017/2018 para produzir oito mil e 100 toneladas de milho e soja, num espaço de mil e 500 hectares de terra, na comuna de Ringoma, município de Camacupa, a 82 quilómetros a leste do Cuito, província do Bié.

  • 07/03/2018 12:57:47

    ENDE abre balcões no feriado

    Luanda - A Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE) abre extraordinariamente nesta quinta-feira (dia de feriado nacional) os seus balcões comerciais em todo o país.

  • 07/03/2018 11:48:46

    Fazenda agro-industrial reduz para metade produção de milho

    Camacupa - Nove mil toneladas de milho serão colhidas na presente campanha agrícola na fazenda agro-industrial situada na comuna de Ringoma, município de Camacupa, província do Bié, numa extensão de mil e 500 hectares, informou o técnico da referida fazenda Estevão Miguel.

  • 05/03/2018 17:47:51

    Bié: País necessita de cinco milhões de toneladas de milho

    Cuito - Cinco milhões de toneladas de milho é a quantidade que o país necessita para reduzir o défice de cereais no país, segundo o ministro da Agricultura e Florestas, Marcos Nhunga.