Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

17 Abril de 2018 | 00h09 - Actualizado em 17 Abril de 2018 | 00h30

IDREA entrevista 164 agregados familiares

Huambo - O Instituto Nacional de Estatística entrevistou, desde 5 de Março, 164 agregados familiares dos 640 seleccionados, na província do Huambo, como amostra para o 3º Inquérito sobre Despesas, Receitas e Emprego em Angola (IDREA), a decorrer até Fevereiro de 2019.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Huambo: Inquiridores em actividade

Foto: Domingos Nicolau

Destes 164 agregados, segundo o director local em exercício do instituto, Rúben Gomes, 59 foram inquiridos nos bairros Chivela, São José e Bom Pastor, arredores da cidade do Huambo, Lua Nova I e Mungonena, nos arredores da cidade da Caála, assim como nas aldeias Chiquelo e Sachipinh, no município do Bailundo, e Chimbadi, no municipio do Mungo.

Apesar de algumas dificuldades ligadas ao acesso às localidades onde estão os agregados familiares, disse que o inquérito está a decorrer sem sobressaltos, sendo certo que a meta prevista poderá ser atingida na data estabelecida pela direcção do Instituto Nacional de Estatística.

Rúben Gomes voltou a apelar aos agregados familiares para o fornecimento de informações com maior clareza, no sentido de permitir a produção de indicadores fiáveis, para que o governo possa delinear as necessárias políticas públicas.

O IDREA, uma fusão de dois grandes inquéritos, nomeadamente o de Despesas e Receitas e o de Emprego em Angola, é um processo com finalidade de calcular os indicadores sobre a pobreza no país, uma vez que os dados disponíveis sobre a pobreza monetária datam de 2008-2009, altura em que se realizou a última edição, ao passo que a primeira ocorreu em 2001.

Neste terceiro inquérito pretende-se recolher informações sobre as características sócio-demográficas dos agregados familiares, alguns aspectos de saúde geral, estrutura da receita e do consumo dos agregados familiares.

Com os resultados do IDREA deseja-se obter indicadores de modo a actualizar os dados sobre as condições de vida das famílias, sua situação perante o emprego, o consumo para as contas nacionais e a actualizaçâo dos ponderadores do índice de preço no consumidor, assim como calcular os indicadores sobre a pobreza em Angola.

 

Assuntos Província » Huambo  

Leia também
  • 11/11/2018 13:38:49

    Estradas degradadas dificultam famílias camponesas no Ucuma

    Ucuma - As famílias camponesas do município do Ucuma, na província do Huambo, manifestaram, sábado, a sua preocupação com a degradação das estradas secundárias e terciárias, por estar a dificultar o escoamento dos seus produtos.

  • 05/11/2018 20:20:19

    País terá fábrica de celulose e papel

    Caála - Uma fábrica de celulose e papel será construída nos próximos tempos, no região centro sul do país, por iniciativa do Executivo angolano, que pretende substituir, a médio prazo, a importação de papel.

  • 01/11/2018 16:42:05

    Infracções comerciais aumentam em mais do dobro

    Huambo - Quinhentas e 46 infracções comerciais foram registadas durante o III trimestre deste ano na província do Huambo, pelo departamento de Inspceção e Fiscalização do Gabinete local do Comercio Industria e Geologia e Minas, mais 280 em relação ao período anterior.

  • 30/10/2018 11:59:33

    Falta de infra-estruturas dificulta transferência de grossistas

    Huambo - A falta de infra-estruturas para acomodação dos comerciantes grossistas está a dificultar a transferência dos mesmos para a periferia da cidade do Huambo, uma intenção anunciada há três anos.