Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

13 Junho de 2018 | 20h47 - Actualizado em 13 Junho de 2018 | 20h47

Angola produz apenas 6,6% da gasolina que consome

Luanda - Dos cinco mil metros cúbicos de gasolina que Angola consome diariamente, produz apenas 330 metros/dia, correspondente a 6,6 porcento do total.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Administrador da Refinaria de Luanda, Custódio Gonçalves.

Foto: Pedro Parente

Essa informação foi dada hoje pelo administrador-delegado da Refinaria de Luanda, Custódio Gonçalves, no decurso da assinatura de um acordo que a Sonangol assinou com a ENI Angola, empresa petrolífera italiana.

Custódio Gonçalves disse que a empresa espera produzir mil e 200 toneladas de combustíveis por dia, dentro de três anos. Actualmente, a produção da Refinaria é de 280 toneladas/dia (330 metros cúbicos).

O acordo assinado hoje entre a Sonangol e a ENI Angola consiste na prestação de serviços de assistência técnica e financeira à Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola - Sonangol, num período de 30 a 36 meses e desdobrará em dois módulos.

O primeiro, orçado em USD 60 milhões, está relacionada com o planeamento, organização da paragem para manutenção geral da Refinaria de Luanda, elaboração e desenvolvimento de um modelo económico e operacional para a mesma, de maneira a melhorar toda área operacional do trabalho e sua sustentabilidade.

Ao passo que o segundo, avaliado em USD 120 milhões, tem a ver com a instalação de uma unidade nova que vai permitir o aumento substancial da produção de gasolina.

 Por outro lado, a Refinaria de Luanda vai efectuar uma paragem de 40 a 60 dias, para manutenção. A empresa está há oito anos que não faz manutenção.

Em relação a esse assunto, o presidente do Conselho de Administração da Sonangol, Carlos Saturnino, disse que a empresa vai criar condições para que a paragem temporária não afecte os consumidores.

Assuntos Economia  

Leia também
  • 13/06/2018 19:27:15

    Sonangol com reservas de oito biliões de barris de petróleo

    Luanda - As reservas de petróleo do país estão calculadas em oito biliões de barris e poderão crescer mais, revelou hoje o presidente do Conselho de Administração da Sonangol, Carlos Saturnino.

  • 13/06/2018 19:05:05

    Inflação menor em Maio

    Luanda - A inflação, medida pelo Índice de Preços no Consumidor (IPC), nos meses de Abril e Maio último situou-se em 1,20%, uma redução de 0,15 pontos em relação aos períodos anteriores.

  • 13/06/2018 18:46:37

    Refinaria do Lobito tem consórcio de accionistas até Agosto

    Luanda - O consórcio de accionistas da refinaria do Lobito estará constituído até final de Agosto próximo, caso se cumpra o cronograma de acções estabelecido pela Sonangol, declarou hoje o presidente da petrolífera estatal, Carlos Saturnino.