Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

12 Junho de 2018 | 18h21 - Actualizado em 12 Junho de 2018 | 18h21

Camponeses vão aumentar produção de mandioca e feijão

Sumbe - Cerca mil e 500 camponeses agrupados em duas associações na comuna da Boteira, no município do Seles, província do Cuanza Sul, estão engajados no aumento das áreas de cultivo de mandioca e feijão de 20 para 60 hectares, com vista a garantir a segurança alimentar.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em declarações hoje à Angop, o responsável da Associação de Camponeses Esperança do Povo, João Gouveia, disse que a procura dos produtos no mercado está a estimular as famílias camponesas a alargar as áreas de cultivo de mandioca e feijão.

Adiantou que nesse processo os camponeses estão a ser apoiados pela secção da Agricultura na preparação de terra e  instrumentos de trabalho.

“Com o alargamento das áreas de produção, os camponeses obterão maior rendimento para o sustento das suas famílias”, disse  João Gouveia.

Disse que na época agrícola anterior a Cooperativa  arrecadou dois milhões e 500 mil kwanzas com a comercialização de 120 toneladas de produtos diversos, como mandioca, feijão, tomate, batata-rena na província do Luanda.

Para a campanha agrícola que se avizinha, disse, a cooperativa já tem disponíveis 15 toneladas de fertilizantes e sementes.

A cooperativa vai utilizar ainda cinco juntas de cabeça de gado bovino para tracção animal e um  tractor para o desenvolvimento da actividade agrária.

Em 2017, foram  colhidas um total de duas mil toneladas de produtos diversos.

Leia também
  • 02/02/2019 12:56:57

    Huíla: Caluquembe necessita de mais 50 técnicos agrícolas

    Caluquembe - O município de Caluquembe, a cerca de 193 quilómetros a norte do Lubango, província da Huíla, precisa de pelo menos 50 técnicos agrícolas para dar resposta às 225 associações e 50 cooperativas de camponeses nas comunas da Sede, Calepi e N'gola, que compreendem a circunscrição.

  • 02/02/2019 10:08:20

    Huíla: Caluquembe colhe 15 toneladas de café arábico em 2018

    Caluquembe - Quinze toneladas de café arábico foram colhidas no ano agrícola de 2018 no município de Caluquembe, província da Huíla, registando um aumento de mais sete toneladas em relação a 2017, anunciou hoje (sábado) o director local da Agricultura, Pecuária e Pescas, Eliseu José.

  • 02/02/2019 00:09:42

    Cuanza Sul: Governador defende intensificação da actividade agrícola

    Wako kungo - O governador provincial do Cuanza Sul, Job Capapinha, defendeu sexta-feia, no Wako Kungo, município da Cela, província do Cuanza-Sul, a intensificação da actividade agrícola, para a diversificação da economia local.

  • 31/01/2019 20:13:58

    Governador preocupado com o estado de abandono dos campos agrícolas

    Banga - O governador provincial do Cuanza Norte, Adriano Mendes de Carvalho, manifestou-se preocupado com o estado de abando dos campos agrícolas do município da Banga, ocupados por alguns empresários da região.