Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

12 Junho de 2018 | 18h17 - Actualizado em 12 Junho de 2018 | 18h16

Empresários de Cabinda inteiram-se da ZCL da SADC

Cabinda - Os empresários e os membros do governo da província de Cabinda inteiraram-se hoje da adesão de Angola à Zona de Comércio Livre (ZCL) da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Para o efeito, o Ministério do Comercio promoveu, nesta cidade, um colóquio sobre a adesão de Angola à Zona de Comércio Livre, asssunto que está sendo acompanhado pelo secretário do Estado do Comércio, Amadeu Leitão Nunes.

Na ocasião, o director nacional do gabinete de intercâmbio do Ministério do Comércio, Rui Livramento, disse que iniciaram o processo de implementação da Zona de Comércio Llivre da SADC, que o país assinou e ratificou o acordo em 2003 e não implementou.

Informou ainda que, no dia 7 de Maio, a Comissão Económica do Conselho de Ministros aprovou o roteiro que leva a implementação do processo, através de negociações, concessões e tarifas para os diversos países membros da região.

Para Rui Livramento, há duas ofertas a fazer, uma parte é da África do Sul,tendo em conta o seu nível do desenvolvimento, e outra para os restantes membros.

O processo de negociação terá início entre Junho e Setembro de 2019, conforme orientação do Presidente da República.

Amadeu Leitão Nunes disse ainda que vieram a Cabinda para apresentar, divulgar e fazer compreender ao sector empresarial nacional as razões da adesão de Angola à Zona de Ccomércio Livre da SADC em 2020, assim como do acordo para a criação da zona do comércio livre continental para os países africanos.

O evento visou mostrar os ganhos, constrangimentos e as questões relacionados com a adesão e as implicações que poderá ter no país.

      

     

Assuntos Província » Cabinda  

Leia também
  • 01/06/2018 17:41:41

    Linha de transporte de energia Cabinda/Buco-Zau concluída em Setembro

    Cabinda - As obras de construção da linha de transporte de energia eléctrica a partir da Central Térmica de Malembo, município sede de Cabinda para Buco-Zau, numa extensão de 120 quilómetros, serão concluídas nos próximos três meses, assegurou em Cabinda o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges.

  • 31/05/2018 11:51:21

    Recuperação da segunda turbina dentro de dez dias

    Cabinda - A recuperação da segunda turbina da Central Térmica do Malembo, paralisada domingo último, por avaria, arranca dentro de dez dias, anunciou nesta cidade, o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges.

  • 17/05/2018 12:01:11

    Ministro anuncia para breve arranque da campanha florestal

    Cabinda - O ministro da Agricultura e Florestas, Marcos Nhunga, que desde quarta-feira se encontra em Cabinda, anunciou o arranque para breve da campanha florestal de 2018.