Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

12 Junho de 2018 | 18h17 - Actualizado em 12 Junho de 2018 | 18h16

Empresários de Cabinda inteiram-se da ZCL da SADC

Cabinda - Os empresários e os membros do governo da província de Cabinda inteiraram-se hoje da adesão de Angola à Zona de Comércio Livre (ZCL) da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Para o efeito, o Ministério do Comercio promoveu, nesta cidade, um colóquio sobre a adesão de Angola à Zona de Comércio Livre, asssunto que está sendo acompanhado pelo secretário do Estado do Comércio, Amadeu Leitão Nunes.

Na ocasião, o director nacional do gabinete de intercâmbio do Ministério do Comércio, Rui Livramento, disse que iniciaram o processo de implementação da Zona de Comércio Llivre da SADC, que o país assinou e ratificou o acordo em 2003 e não implementou.

Informou ainda que, no dia 7 de Maio, a Comissão Económica do Conselho de Ministros aprovou o roteiro que leva a implementação do processo, através de negociações, concessões e tarifas para os diversos países membros da região.

Para Rui Livramento, há duas ofertas a fazer, uma parte é da África do Sul,tendo em conta o seu nível do desenvolvimento, e outra para os restantes membros.

O processo de negociação terá início entre Junho e Setembro de 2019, conforme orientação do Presidente da República.

Amadeu Leitão Nunes disse ainda que vieram a Cabinda para apresentar, divulgar e fazer compreender ao sector empresarial nacional as razões da adesão de Angola à Zona de Ccomércio Livre da SADC em 2020, assim como do acordo para a criação da zona do comércio livre continental para os países africanos.

O evento visou mostrar os ganhos, constrangimentos e as questões relacionados com a adesão e as implicações que poderá ter no país.

      

     

Assuntos Província » Cabinda  

Leia também
  • 03/02/2019 19:30:29

    Belize e Cacongo beneficiam de sistema híbrido de energia

    Cabinda - Dois empreendimentos de Sistemas Híbridos de Produção de Energia (solar e diesel) foram, hoje(domingo), inaugurados nos município de Belize e Cacongo (comuna de Dinge) para atender 16 mil habitantes destas localidades.

  • 11/01/2019 16:06:02

    Bloco 0 entrega embarcações a pescadores

    Cabinda - Pescadores do município sede de Cabinda e de Cacongo receberam hoje (sexta-feira) sete novas embarcações e 13 motores de popa, numa iniciativa conjunta da Chevron e seus associados do Bloco 0.

  • 08/01/2019 11:40:21

    Câmara de despachantes apoia sistema aduaneiro Asycuda

    Cabinda - O presidente da Câmara dos Despachantes Oficiais de Angola, Pedro Bequengue, manifestou-se, nesta segunda-feira, satisfeito pelo lançamento em Cabinda do novo sistema automatizado de processamento de dados aduaneiros, denominado "Asycuda World".

  • 05/01/2019 06:20:41

    Mais de mil e setenta passageiros passaram pelo Aeroporto Maria Mambo Café

    Cabinda - Uma média de mil e setenta e seis passageiros por dia passaram pelo aeroporto Maria Mambo Café, em 2018, avançou à Angop o director de estatísticas da Empresa Nacional de Navegação Aérea (ENANA), Santos Kizua.