Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

12 Junho de 2018 | 18h17 - Actualizado em 12 Junho de 2018 | 18h16

Empresários de Cabinda inteiram-se da ZCL da SADC

Cabinda - Os empresários e os membros do governo da província de Cabinda inteiraram-se hoje da adesão de Angola à Zona de Comércio Livre (ZCL) da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Para o efeito, o Ministério do Comercio promoveu, nesta cidade, um colóquio sobre a adesão de Angola à Zona de Comércio Livre, asssunto que está sendo acompanhado pelo secretário do Estado do Comércio, Amadeu Leitão Nunes.

Na ocasião, o director nacional do gabinete de intercâmbio do Ministério do Comércio, Rui Livramento, disse que iniciaram o processo de implementação da Zona de Comércio Llivre da SADC, que o país assinou e ratificou o acordo em 2003 e não implementou.

Informou ainda que, no dia 7 de Maio, a Comissão Económica do Conselho de Ministros aprovou o roteiro que leva a implementação do processo, através de negociações, concessões e tarifas para os diversos países membros da região.

Para Rui Livramento, há duas ofertas a fazer, uma parte é da África do Sul,tendo em conta o seu nível do desenvolvimento, e outra para os restantes membros.

O processo de negociação terá início entre Junho e Setembro de 2019, conforme orientação do Presidente da República.

Amadeu Leitão Nunes disse ainda que vieram a Cabinda para apresentar, divulgar e fazer compreender ao sector empresarial nacional as razões da adesão de Angola à Zona de Ccomércio Livre da SADC em 2020, assim como do acordo para a criação da zona do comércio livre continental para os países africanos.

O evento visou mostrar os ganhos, constrangimentos e as questões relacionados com a adesão e as implicações que poderá ter no país.

      

     

Assuntos Província » Cabinda  

Leia também
  • 31/10/2018 13:27:03

    Conferência sobre investimento marca dia Mundial da Poupança

    Cabinda - Uma conferência sobre Poupança e Investimento, numa promoção da direcção Regional do Banco Nacional de Angola (BNA) em Cabinda, no âmbito da Educação Financeira, marcou hoje, nesta cidade, as actividades em alusão ao dia Mundial da Poupança.

  • 29/10/2018 18:43:22

    AGT apreende mais de 900 bidons com petróleo iluminante

    Cabinda - Novecentos e cinquenta bidons, com capacidade para 25 litros cada, com petróleo iluminante foram apreendidos nos últimos dias pelo piquete do Posto Aduaneiro do Piquete de Massabi, município de Cacongo, por contrabando para República do Congo Brazaville.

  • 29/10/2018 18:28:53

    Jornalistas em seminário sobre economia e finanças

    Cabinda - Jornalistas de órgãos públicos e privados da Comunicação Social na província de Cabinda participam a partir de hoje (segunda-feira), nesta cidade, num seminário de capacitação sobre economia e finanças, promovido pelo Ministério das Finanças.

  • 26/10/2018 13:18:12

    Cabinda prevê produz 500 mil toneladas de produtos diversos

    Cabinda - A província de Cabinda prevê produzir 500 mil toneladas de produtos diversos durante a campanha agrícola 2018/2019, aberta quinta-feira, em acto decorrido na localidade de Mandarim, município de Cacongo, orientado pelo vice-governador para área económica, Romão Macário Lembe.