Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

12 Junho de 2018 | 17h33 - Actualizado em 12 Junho de 2018 | 17h33

Mbanza Kongo promove "Expo-Kongo em Julho

Mbanza Kongo - Uma feira internacional a denominar-se "Expo-Kongo/2018" será realizada de 5 a 8 do próximo mês de Julho, na cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire, para assinalar o primeiro aniversário da inscrição desta localidade na lista do património mundial da Unesco.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Zaire: Vice-governador, António Félix Kialungila, na conferência de apresentação do programa das actividades

Foto: Pedro Moniz Vidal

O facto foi anunciado hoje, segunda-feira, pelo vice-governador do Zaire para o sector político, económico e social, António Félix Kialungila, em conferência de imprensa, que serviu para a apresentação do programa geral das actividades em torno à efeméride a assinalar-se a 8 do próximo mês.
 
O responsável explicou que a Feira Internacional, a primeira do género, será realizada em parceria com uma empresa nacional vocacionada para tal, devendo expor potencialidades da região nos mais diversos domínios da vida económica, social e cultural, bem como mercadorias e produtos de empresas nacionais e estrangeiras.

O espaço defronte às ruínas da antiga sé catedral (Kulumbimbi) até à rotunda do soldado desconhecido, no casco urbano, é o local escolhido para a realização desta bolsa de negócios que deverá abarcar uma área de exposição de dois mil metros quadrados.

O vice-governador avançou que estarão disponíveis diferentes espaços, entre eles o que vai acolher a Feira Internacional, propriamente dita, um outro para a Feira de Gastronomia Kongo, que vai expor as iguarias tradicionais da região, ao passo que o terceiro espaço vai acolher produtos agro-pecuários e de pesca.

De acordo com o responsável da empresa Clin-Carlos, promotora do evento, Domingos André Fernandes, espera-se a participação de aproximadamente 90 empresas nacionais e estrangeiras, que deverão pagar um valor equivalente a 180 mil Kwanzas cada para habilitarem-se ao certame.

Avançou que a sua empresa já iniciou os contactos, a nível de Luanda, com diversas empresas nacionais e estrangeiras que operam no mercado angolano interessadas em expor as suas mercadorias e produtos nesta feira.

Do programa das actividades alusivas ao primeiro aniversário da elevação da cidade de Mbanza Kongo como Património Mundial, aberto no passado sábado, 09 de Julho, consta também a inauguração de uma unidade hoteleira privada com a capacidade de 120 camas, na zona do Nfumu, bairro 11 de Novembro.

O sítio histórico de Mbanza Kongo foi inscrito a 08 de Julho de 2017, durante a reunião dos membros do Comité de Património Mundial da Unesco, que decorreu na cidade de Cracóvia, Polónia.

A data passa a partir deste ano, a assinalar também o Dia da Cidade de Mbanza Kongo, por decreto executivo.




 

Assuntos Feira   Província » Zaire  

Leia também
  • 16/06/2018 14:29:04

    Sétima edição da Feira da Banana encerra hoje em Caxito

    Caxito - A 7ª edição da Feira da Banana (Feiba) termina hoje, sábado, em Caxito, província do Bengo, contando com a participação de mais de 150 expositores representantes de apenas três das 18 províncias do país e quatro estrangeiros.

  • 16/06/2018 12:53:17

    Petrolífera promete recuperar cerca de 30 mil barris derramados

    Soyo - Cerca de trinta mil barris de petróleo bruto concentrados há 25 anos (desde 1993) nas bacias de retenção do antigo terminal de carregamento da operadora francesa "Total" na base petrolífera do Kinfuquena, no município do Soyo, província do Zaire, serão recuperados nos próximos tempos, pela Somoil.

  • 15/06/2018 12:49:44

    Petrolífera substitui 300 quilómetros de linha de transporte de crude

    Soyo - Uma linha de trezentos quilómetros para o transporte do petróleo bruto em On-shore (terra), operada pela Sociedade Petrolífera Angolana (Somoil), no município do Soyo, província do Zaire, beneficiou, nos últimos dez anos, de trabalhos de restauro.