Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

12 Junho de 2018 | 17h59 - Actualizado em 12 Junho de 2018 | 18h42

Polícia Fiscal arrecada mais de 55 milhões de kwanzas

Dundo - A unidade da polícia fiscal da Lunda Norte arrecadou para os cofres do estado, de Junho de 2017 a presente data, 55 milhões, 745 mil e 236 kwanzas, no âmbito das suas atribuições de combate ao contrabando de importação e exportação de bens diversos.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O facto foi revelado hoje, terça-feira, no distrito do Chitato, cidade do Dundo, pelo comandante provincial da unidade, José Sebastião Sitano Marchal “Dadá”, no acto comemorativo do 22º aniversário daquela instituição, que se assinala hoje.

Referiu, na ocasião, que durante o período em referência foram registadas igualmente 132 infracções diversas, das quais 88 por contrabando de importação e 30 por exportação.

O contrabando por circulação e por tráfico ilícito de diamantes, de posse ilegal de estupefaciente (liamba) e imigração ilegal, que culminou com a apreensão de diversas mercadorias e vinte mil e 352 supostas pedras de diamantes, foram os actos descartados pela corporação.

De igual modo, a Polícia Fiscal em Saurimo, no âmbito das suas festividades, informou que, nos últimos cinco meses, arrecadou cerca de seis milhões, 463 mil e 191 kwanzas, resultantes de 41 infracções diversas, depositadas na conta única do tesouro.

No âmbito de uma operação denominada “Raio X” realizada pela unidade provincial da Polícia Fiscal, nos últimos 30 dias, foram apreendidas uma draga de exploração de diamantes, 37 telemóveis diversos, duas caixas de bolsa de sangue, 25 unidade de medicamentos diversos e 100 relógios.

No acto comemorativo, o delegado provincial do Ministério do Interior na Lunda Sul, comissário Aristófanes Dos Santos, exortou o efectivo a corporação, em Saurimo, a absterem-se de actos de aliciamento, suborno e cobiça, mantendo-se sempre íntegros e convictos, para preservarem a reputação da instituição e os altos interesses do Estado.

Actos similiares, alusivos ao 12 de Junho, estão a ser comemorados , também, nas províncias do Uíge e de Malanje. Nestas regiões, os responsáveis da Polícia Fiscal e da AGT apela a prossecução dos esforços a fim de combater o contrabando para evitar o fisco nas fronteiras das províncias.

Por outro lado, a Polícia Fiscal, em Saurimo, começou a formar hoje, um efectivo de 80 elementos da Unidade Provincial, em matérias ligadas à fiscalização aduaneira,  em colaboração com a Administração Geral Tributaria (AGT).

A formação, com a duração de 45 dias, vai capacitar efectivos em matérias relacionadas com a fiscalização marítima, fluvial, terrestre, aérea, direito tributário, impostos e taxas no âmbito fiscal, revisão de bagagem, imunidades, buscas e apreensões entre outros temas.

Técnicas de expediente, etica e deontologia profissional, gestão de recursos humanos, julgamento sumário, lei dos crimes militares, constam dos temas a serem abordados durante a acção formativa.

O 22º aniversário da institucionalização da Polícia Fiscal está a ser celebrado sob lema “Rigor, disciplina e controlo, reforcemos a fiscalização externa no quadro do alargamento da base tributária da AGT, contribuindo na arrecadação de receitas para o OGE”.

Leia também
  • 08/11/2018 17:03:30

    Governo pede fim à fuga ao fisco

    Cuito - O governador da província do Bié, Pereira Alfredo defendeu hoje, na cidade do Cuito, a necessidade da Delegação das Finanças pôr fim à fuga ao fisco, para que o Estado possa aumentar a colecta de receitas.

  • 05/11/2018 19:01:08

    Empresas aliciam sobas para permitir exploração ilegal de madeira

    Uíge - O administrador municipal em exercício de Ambuila, Geraldo Domingos Dendo, denunciou hoje a existência de empresas que aliciam as autoridades tradicionais fazendo falsas promessas para permitir a exploração ilegal de madeira na localidade.

  • 05/11/2018 12:48:21

    Camponeses de Nacatenga recebem inputs agrícolas

    Saurimo - Vários "inputs agrícolas" e sementes, como sementes de milho, adubos, enxadas, catanas e outros meios, foram entregues domingo, na aldeia do Nacatenga, 20 quilómetros da comuna do Muriege, município do Muconda (Lunda Sul), com vista a aumentar a produção.

  • 01/11/2018 17:56:46

    França quer intensificar cooperação no domínio agro-alimentar

    Malanje - A cooperação entre Angola e França no domínio da investigação agro-alimentar e veterinária poderá ser incrementada nos próximos tempos, para responder aos desafios do país de diversificar a economia, anunciou hoje, em Malanje, o docente da Montpellier SupAgro (instituição superior de formação agrícola de França) Guillaume Baud.