Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

09 Julho de 2018 | 01h16 - Actualizado em 08 Julho de 2018 | 19h25

Moxico: Feira agropecuária arrecada 12 milhões de Kwanzas

Camanongue - Doze milhões de Kwanzas é montante arrecadado durante a II edição da feira agropecuária, encerrada domingo, no município de Camanongue, província do Moxico, depois de demonstrar as potencialidades agrícolas e incentivar as actividades dos agricultores da circunscrição.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Moxico: Exposição de produtos Locais na Feira Agropecuária

Foto: Kinda kyungu

Moxico: Exposição de produtos Locais na Feira Agropecuária

Foto: Kinda kyungu

De acordo com o porta-voz do evento, Coji Zanguilo, a presente edição superou a anterior (Iª edição), realizada em 2016, onde foram arrecadadas oito milhões de Kwanzas.

O também director municipal da Agricultura e Pescas explicou que o sucesso desta II edição deveu-se ao aumento do número de expositores, num total de 32, contra 21 de 2016, comercializando mais de 18 toneladas de produtos diversos, com destaque para frutas, hortaliças, feijão, milho, batata-doce, entre outros produtos agrícolas.  

A feira, que durou três dias, em vez dos dois previstos inicialmente, foi prestigiada pela afluência de vários feirantes, sobretudo os passageiros que faziam o percurso Luena – Saurimo e vice-versa, pelo facto do município localizar-se ao longo da estrada nacional 180, que liga a província do Moxico à Lunda-Sul.

Na sua óptica, a iniciativa ultrapassou as expectativa, por ter atingido os objectivos pelos quais foi promovido, mormente a criação de oportunidades de negócio, facilitar estabelecer parcerias entre agricultores e empresários da região.

Decorrida sob o lema “O papel e a importância da agricultura familiar no âmbito da produção agropecuária no município”, a feira contou com a participação de agricultores individuais, cooperativas e associações agrícolas da municipalidade.

Situado a 52 quilómetros a norte da cidade do Luena, o município de Camanongue controla seis mil e 90 famílias, enquadradas na presente campanha agrícola, distribuídas em 17 associações e uma cooperativa, prevendo lavrar nove mil e 500 hectares de terra, para colher 30 mil toneladas de produtos diversos.

Leia também
  • 05/02/2019 19:14:15

    Angola quer ajuda francesa para edificar economia forte

    Luanda - O Executivo angolano está a contar com ajuda do Governo francês para a edificação no País de uma economia forte, menos dependente do petróleo, competitiva e capaz de gerar prosperidade.

  • 04/02/2019 12:48:02

    Luanda acolhe Fórum Empresarial França-Angola

    Luanda - Um Fórum Empresarial França-Angola, que contará com a participação de uma comitiva de representantes de grandes empresas francesas do Movimento de Empresários Francês (MEDEF), será realizado na próxima terça-feira (5), em Luanda.

  • 02/02/2019 07:25:27

    Metas do Prodesi passam por financiamento bancário

    Luanda - Os bancos comerciais terão papel fundamental, através da disponibilização do crédito, nos projectos do Programa de Apoio à produção, diversificação das exportações e substituição das importações "PRODESI", argumentaram economistas ouvidos pela Angop.

  • 02/02/2019 06:20:13

    Economistas consideram oportuna revisão do OGE/2019

    Luanda - O economista Lopes Paulo considerou nesta quinta-feira, em Luanda, um imperativo a revisão em baixa do Orçamento Geral do Estado (OGE/2019), com preço referência do barril de petróleo a situar-se entre 50 a 55 dólares.