Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

10 Julho de 2018 | 12h41 - Actualizado em 10 Julho de 2018 | 12h40

CFB transporta mais de 20 mil toneladas de produtos diversos

Luena - Os comboios do Caminho de Ferro de Benguela (CFB) transportaram, no segundo trimestre deste ano, vinte mil e 955 toneladas de produtos diversos, mais mil e 464 toneladas do igual período anterior, no percurso Cuito (Bié) - Luau (Moxico) e vice-versa.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Moxico: Represetente do Conselho de Administração CFB do Moxico, Fernando António Prata

Foto: kinda kyungu

Segundo o representante do conselho da administração do CFB no Moxico, Fernando António Prata, que prestou hoje a informação à Angop, das mercadorias transportadas destacam-se cinco mil e 490 toneladas de combustível (gasóleo e gasolina), mil e 536 de gás butano e oito mil e 299 de produtos diversos.

Fernando António Prata apontou que no sentido descendente (Luau – Lobito), foram transportadas, três mil e 640 toneladas de manganês, provenientes das minas da RDCongo, enquanto do Luau ao Cuito, os comboios movimentaram 735 produtos diversos.

No percurso Luena ao município fronteiriço do Luau, os Comboios do CFB transportaram igualmente, um total de 626 toneladas de produtos diversos, enquanto no sentido inverso foram 629 toneladas de diferentes mercadorias.

No mesmo período, acrescentou, o CFB transportou um total de 158 mil e 593 passageiros, mais seis mil e 469, em relação ao primeiro trimestre do ano em curso, em ambos sentidos (Cuito - Luena – Luau) e vice-versa.

O representante do CFB no Moxico disse que para se colmatar a falta de técnicos que se faz sentir em muitas estações das áreas da sua jurisdição, a província necessita de enquadrar 20 novos funcionários.

Informou que actualmente a direcção regional conta com 37 trabalhadores - colaboradores distribuídos em diversas categorias, que vão desde a Polícia Ferroviária, agulheiros, auxiliares de limpeza, maquinistas, revisores de materiais, entre outros.

Num percurso de 456 quilómetros e 200 metros (Luena – Cuito), o CFB registou, no período, a circulação de 187 comboios comercial, mais oito do homólogo período anterior, dos quais 145 de passageiros e 42 de cargas diversas.

Leia também
  • 08/11/2018 16:55:53

    Moxico acena para investidor sul africano

    Luena - O governador provincial do Moxico, Gonçalves Muandumba convidou nesta quarta - feira, no Luena, os empresários sul africanos a investirem em diversas áreas desta região, para contribuir no seu desenvolvimento sócio económico.

  • 05/11/2018 19:15:13

    Autoridades encerram mina ilegal de diamantes

    Cangamba - Uma mina de diamantes explorada de forma ilegal no rio Cussive, comuna do Muié, município dos Luchazes, foi encerrada hoje pelas autoridades governamentais da província do Moxico, no âmbito da " Operação "Transparência" em curso no país.

  • 04/11/2018 17:24:30

    Moxico: Campanha agrícola prevê produzir mais de um milhão de toneladas

    Léua - Um milhão e 565 mil toneladas de diversos produtos do campo é a previsão de colheita da campanha agrícola 2018/2019, na província do Moxico, aberta neste sábado, na localidade de Samaria, município do Léua, contra um milhão e 152 mil e 422,6 toneladas da época transacta.

  • 01/11/2018 09:38:24

    Secretário de Estado desmente devastação de Floresta

    Luena - O secretário de Estado da Agricultura e Florestas, André Moda, desmentiu nesta quarta - feira, no Luena, a alegada devastação de florestas da província do Moxico, por pratica ilegal dos madeireiros licenciados na região.