Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

09 Agosto de 2018 | 17h41 - Actualizado em 09 Agosto de 2018 | 17h41

Camponesas do Léua recebem tractor agrícola

Luena - Setenta e sete camponesas organizadas na associação agrícola "Ukulungunga", do bairro Samaria, município do Léua, receberam hoje, na cidade do Luena, do Ministério da Agricultura e Florestas, de um tractor e respectivas alfaias agrícolas.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Moxico: exposição de produtos agrícolas e artesanais produzidos localmente

Foto: Kinda kyungu

Moxico: Associação Agrícola recebe tractor e respectivas alfaias agrícolas

Foto: Kinda kyungu

No acto da entrega, o ministro da Agricultura, Marcos Alexandre Nhunga, disse o tractor vai contribuir para o aumento das áreas de trabalho e facilitar o processo de escoamento dos alimentos produzidos do campo para cidade.

O governante pediu às associadas do “Ukulungunga” no sentido de conservar bem o meio de trabalho, para durar mais tempo, bem como recomendou mais organização para permitir o acesso a mais apoios, a partir das instituições competentes.

Ao agradecer o gesto, a secretária da referida associação, Margarida Vumbi, referiu que os meios recebidos vão  ajudar na preparação da terra, com vista a aumentar a produção e diminuir a fome.

Com o tractor, as camponesas esperam cultivar numa área superior a 12 hectares, na próxima campanha agrícola (2018/2019), e elevar as culturas de milho, mandioca, gingumba, batata-doce.

Depois da oferta, Marcos Nhunga, que se fazia acompanhar do governador provincial do Moxico, Gonçalves Muandumba visitou demoradamente, uma exposição de produtos agrícolas e artesanais produzidos localmente.

O tractor foi entregue no âmbito do 1º Conselho Consultivo do Ministério da Agricultura e Florestas que decorre desde quarta-feira última, na cidade do Luena, sob lema “O desenvolvimento da agricultura como a base da diversificação económica no país”.

Situado a 62 quilómetros a leste da cidade do Luena, o município do Léua conta com 21 mil e 447 habitantes na sua maioria camponeses, sendo a mandioca, milho, batata – doce, gingumba, inhame, feijão e abóbora os principias produtos produzidos.    

Leia também
  • 04/02/2019 12:48:02

    Luanda acolhe Fórum Empresarial França-Angola

    Luanda - Um Fórum Empresarial França-Angola, que contará com a participação de uma comitiva de representantes de grandes empresas francesas do Movimento de Empresários Francês (MEDEF), será realizado na próxima terça-feira (5), em Luanda.

  • 02/02/2019 07:25:27

    Metas do Prodesi passam por financiamento bancário

    Luanda - Os bancos comerciais terão papel fundamental, através da disponibilização do crédito, nos projectos do Programa de Apoio à produção, diversificação das exportações e substituição das importações "PRODESI", argumentaram economistas ouvidos pela Angop.

  • 02/02/2019 06:20:13

    Economistas consideram oportuna revisão do OGE/2019

    Luanda - O economista Lopes Paulo considerou nesta quinta-feira, em Luanda, um imperativo a revisão em baixa do Orçamento Geral do Estado (OGE/2019), com preço referência do barril de petróleo a situar-se entre 50 a 55 dólares.

  • 01/02/2019 20:07:05

    Construção da barragem de Baynes estimada em USD 1,2 mil milhões

    Cacuso - A construção da barragem hidroeléctrica Binacional de Baynes, com início previsto para 2021, no rio Cunene, fronteira entre Angola e a Namíbia, está estimada em 1,2 mil milhões de dólares, avançou hoje (sexta-feira), em Malanje, o ministro angolano da Energia e Águas, João Baptista Borges.