Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

14 Setembro de 2018 | 15h34 - Actualizado em 14 Setembro de 2018 | 15h34

Agricultura passa gestão do projecto avícola às FAA

Malanje - Oitenta naves de criação de pintos, das 120 espalhadas pelos oito aviários dos municípios de Cacuso e Calandula, instaladas em 2012, no âmbito do Projecto de Avicultura Orientada para o Mercado, serão geridas a partir de agora pelas Forças Armadas Angolanas (FAA), com base num protocolo assinado nesta quinta-feira.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O protocolo visa rentabilizar os empreendimentos, que até então se encontravam em estado de abandono e vandalizados por indivíduos desconhecidos.

Com base neste novo quadro de gestão, as restantes 40 naves serão entregues a empreendedores locais.

O protocolo, que visa ainda estimular a cadeia de produção do frango sobretudo o de corte, foi assinado, na comuna de Kizenga, município de Cacuso, pelo secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Carlos Alberto Jaime e pelo chefe da direcção da agro-pecuária do Estado Maior General das Forças Armadas Angolanas, brigadeiro Faria de Sousa.

Na ocasião, Carlos Alberto Jaime disse que a integração das FAA e de empreendedores privados nesse projecto constitui uma estratégia de dinamização que conta já com uma incubadora e um matadouro de grande portes, para contribuir no processo de diversificação económica e geração de renda.

Para sustentar o projecto, o responsável disse que serão igualmente envolvidos produtores de ração animal, tendo anunciado o lançamento em Outubro próximo, do Projecto de Avicultura Familiar consubstanciado na entrega de pintos e chocadeiras as comunidades de Quizenga, com vista a produção de ovos e frangos, rumo a integração dos munícipes na referida prática.

Na ocasião, o governador provincial em exercício de Malanje, Gabriel Pontes, enalteceu a iniciativa do MINAF, considerando que vai impulsionar o sector avícola e melhorar a qualidade de vida da população.

Com vista a evitar a falência do projecto, Gabriel Pontes garantiu que o governo da província vai seleccionar empreendedores idóneos e com capacidade para rentabilizar o Projecto de Avicultura Orientada para o Mercado.

Leia também
  • 14/09/2018 11:23:03

    Novas barragens melhoram energia na Lunda Norte

    Saurimo - A construção do Aproveitamento Hidroluapasso, no município do Lucapa, província da Lunda Norte, que compreende as centrais hidroeléctricas do Luapasso, Camanenga e Samuela, nas bacias dos rios Luachimo e Chicapa, vai melhorar o fornecimento de energia eléctrica na região.

  • 14/09/2018 10:51:53

    Sector eléctrico vai atingir sete mil Megawatts até 2022

    Saurimo - O sector eléctrico do País pretende atingir sete mil megawatts até 2022, para satisfazer as necessidades do País em termos de fornecimento regular de energia, disse quinta-feira, em Saurimo, o presidente do conselho de administração da Prodel, José Neto.

  • 14/09/2018 08:11:46

    Projecto avícola de Lucala com nova gestão

    Ndalatando - Um protocolo de transferência da gestão de 40 das 240 naves de criação, afectas ao projecto avícola do Lucala, foi assinado nesta quinta-feira na localidade da Pamba do Sector, município do Lucala, entre os ministérios da Defesa e da Agricultura e Florestas, e governo da província do Cuanza Norte.