Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

14 Setembro de 2018 | 15h34 - Actualizado em 14 Setembro de 2018 | 15h34

Agricultura passa gestão do projecto avícola às FAA

Malanje - Oitenta naves de criação de pintos, das 120 espalhadas pelos oito aviários dos municípios de Cacuso e Calandula, instaladas em 2012, no âmbito do Projecto de Avicultura Orientada para o Mercado, serão geridas a partir de agora pelas Forças Armadas Angolanas (FAA), com base num protocolo assinado nesta quinta-feira.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O protocolo visa rentabilizar os empreendimentos, que até então se encontravam em estado de abandono e vandalizados por indivíduos desconhecidos.

Com base neste novo quadro de gestão, as restantes 40 naves serão entregues a empreendedores locais.

O protocolo, que visa ainda estimular a cadeia de produção do frango sobretudo o de corte, foi assinado, na comuna de Kizenga, município de Cacuso, pelo secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Carlos Alberto Jaime e pelo chefe da direcção da agro-pecuária do Estado Maior General das Forças Armadas Angolanas, brigadeiro Faria de Sousa.

Na ocasião, Carlos Alberto Jaime disse que a integração das FAA e de empreendedores privados nesse projecto constitui uma estratégia de dinamização que conta já com uma incubadora e um matadouro de grande portes, para contribuir no processo de diversificação económica e geração de renda.

Para sustentar o projecto, o responsável disse que serão igualmente envolvidos produtores de ração animal, tendo anunciado o lançamento em Outubro próximo, do Projecto de Avicultura Familiar consubstanciado na entrega de pintos e chocadeiras as comunidades de Quizenga, com vista a produção de ovos e frangos, rumo a integração dos munícipes na referida prática.

Na ocasião, o governador provincial em exercício de Malanje, Gabriel Pontes, enalteceu a iniciativa do MINAF, considerando que vai impulsionar o sector avícola e melhorar a qualidade de vida da população.

Com vista a evitar a falência do projecto, Gabriel Pontes garantiu que o governo da província vai seleccionar empreendedores idóneos e com capacidade para rentabilizar o Projecto de Avicultura Orientada para o Mercado.

Leia também
  • 08/11/2018 16:55:53

    Moxico acena para investidor sul africano

    Luena - O governador provincial do Moxico, Gonçalves Muandumba convidou nesta quarta - feira, no Luena, os empresários sul africanos a investirem em diversas áreas desta região, para contribuir no seu desenvolvimento sócio económico.

  • 05/11/2018 19:15:13

    Autoridades encerram mina ilegal de diamantes

    Cangamba - Uma mina de diamantes explorada de forma ilegal no rio Cussive, comuna do Muié, município dos Luchazes, foi encerrada hoje pelas autoridades governamentais da província do Moxico, no âmbito da " Operação "Transparência" em curso no país.

  • 05/11/2018 19:01:08

    Empresas aliciam sobas para permitir exploração ilegal de madeira

    Uíge - O administrador municipal em exercício de Ambuila, Geraldo Domingos Dendo, denunciou hoje a existência de empresas que aliciam as autoridades tradicionais fazendo falsas promessas para permitir a exploração ilegal de madeira na localidade.

  • 05/11/2018 12:48:21

    Camponeses de Nacatenga recebem inputs agrícolas

    Saurimo - Vários "inputs agrícolas" e sementes, como sementes de milho, adubos, enxadas, catanas e outros meios, foram entregues domingo, na aldeia do Nacatenga, 20 quilómetros da comuna do Muriege, município do Muconda (Lunda Sul), com vista a aumentar a produção.