Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

12 Outubro de 2018 | 11h38 - Actualizado em 12 Outubro de 2018 | 17h27

Turismo entre as prioridades do orçamento de 2019

Dundo - O sector turístico, depois da saúde e educação, é uma das prioridades do projecto de orçamento da Lunda Norte para 2019, calculado em cerca de 43 mil milhões de kwanzas - isto é, mais 3,4 porcento que o actual.

Por: Gito Santos

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Lagoa Nacarumbo, uma das sete Maravilhas de Angola, é uma das potencialidades turísticas da Lunda Sul

Foto: Liliana Ramos Lisa

Tendo em conta a importância dada ao sector no orçamento 2019, o Conselho Provincial de Auscultação das Comunidades, presidido pelo governador, Ernesto Muangala, nessa quinta-feira, no Dundo, manifestou-se favorável à eleição da Lagoa Nacarumbo - uma das  Sete Maravilhas de Angola.

Caso de seja aprovada a inclusão da Lagoa Nacarumbo do projecto orçamental será concretizado o plano de ordenamento da  área da lagoa, a partir  do próximo ano, mas  a via de acesso já  tem beneficiado  de limpeza, segundo o director  do gabinete provincial de planeamento, Fernando Bárber.

A  Lagoa de Nacarumbo está  localizada a 150 quilómetros a sul da cidade do Dundo, e, bem aproveitada, constitui uma valia para a economia da Lunda Norte.

No final do encontro, o  administrador do município do Cuango, Guilherme Canco, considerou  irrisória a fatia atribuída à circunscrição  que  tem como principal constrangimento  a via degradada que liga a sede do município à Comuna de Luremo,  passando por Cafunfo.

Já o director da Saúde, José Gimi Nhunga, defendeu incentivos para  atracção  de concorrentes para a Lunda Norte, província que perdeu  18 vagas  para médicos.

O  encontro contou  com  representantes de partidos políticos com assento parlamentar, autoridades eclesiásticas e tradicionais, associações  profissionais e juvenis, que tomaram conhecimento dos concursos públicos havidos nos Sectores da Educação e Saúde, e do andamento da Operação Transparente em curso no país.

Leia também
  • 12/10/2018 16:11:37

    Angola conta com ajuda do Cisna para crescimento de seguros

    Luanda - Angola, através da Agência de Regularização e Supervisão de Seguros de Angola (Arseg), está a contar com o apoio dos membros do Comité de Seguros, Valores Mobiliários e Instituições Financeiras Não-Bancárias da África-Austral (CISNA), para aumentar a taxa de penetração dos seguros e fundos de pensões na economia actualmente fixada em um por cento.

  • 12/10/2018 12:06:08

    Moxico tem mais de 140 mil famílias na campanha 2018/2019

    Luena - Cento e quarenta e um mil e 800 famílias camponesas da província do Moxico estarão envolvidas na campanha agrícola 2018/2019, disse hoje, sexta - feira, no Luena, o chefe do departamento provincial do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA), Eduardo Vieira.

  • 12/10/2018 11:55:20

    Governo promove imagem financeira de Angola em Bali

    Luanda - O Governo angolano está a promover, desde terça-feira (09), a imagem e reputação financeira do País e a actualizar os mercados, nas reuniões anuais do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Grupo Banco Mundial (GBM), que decorrem em Bali (Indonésia).

  • 12/10/2018 11:54:38

    Muandumba quer plataforma logística no Luau

    Luena - O governador da província do Moxico, Gonçalves Muandumba sugeriu ao Executivo angolano, a construção de uma Plataforma Logística no município fronteiriço do Luau, para servir a região leste do país e a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (Sadc).