Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

08 Fevereiro de 2019 | 14h45 - Actualizado em 08 Fevereiro de 2019 | 14h43

Angola ganha em breve fábrica de produção de materiais agrícolas

Lubango - O país vai contar brevemente com uma fábrica de produção de materiais agrícolas, com destaque para catanas, charruas e enxadas, informou quinta-feira, no Lubango, o ministro da Agricultura e Florestas, Marcos Nhunga.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Marcos Nhunga - Ministro da Agricultura

Foto: Gaspar dos Santos

Falando durante uma palestra sobre “Medidas de Apoio ao Aumento da Produção Nacional”, uma iniciativa do Executivo angolano, o ministro admitiu que o “grande” problema que enfrenta a agricultura em Angola está ligado com o alto custo dos equipamentos, pois ainda é importado todo material necessário para uma agricultura integrada, sustentada e competitiva.

Sem avançar a capacidade de produção, referiu que para a mitigação dos “muitos” problemas que o país enfrenta no sector agrícola, é preciso produzir localmente os meios agrícolas e toda matéria-prima que intervém no processo, como a produção de sementes, fertilizantes, charruas, catanas, entre outros.

Por outro lado, fez saber que está em curso um investimento privado no país de uma linha de montagem de tractores, que vai ajudar a reduzir os custos de aquisição dos mesmos e aumentar as áreas de produção já com as sementes melhoradas e fertilizantes, o que vai fomentar a produtividade.

Segundo afirmou, dos 900 tractores que o país vai importar no presente ano, para alavancar a produção agrícola, 300 já estão no país e brevemente será feita a distribuição por província, de acordo com a necessidade específica de cada uma.

Leia também
  • 08/02/2019 19:52:58

    Províncias contam com USD 80 milhões para fomento agro-pecuário

    Lubango - Oitenta milhões de dólares norte americanos serão investidos este ano em projectos de apoio a produção agro-pecuários, nas províncias da Huíla, Namibe e Cunene, com vista a reduzir as dificuldades vividas no sector, informou quinta-feira, no Lubango, o ministro da Agricultura e Florestas, Marcos Nhunga.

  • 07/02/2019 21:36:03

    Huíla: Ministério da Agricultura recruta técnicos

    Lubango - O Ministério da Agricultura e Florestas prevê, este ano, desencadear um processo de recrutamento de novos técnicos para dar resposta à necessidade de aumentar a produção nacional, anunciou, hoje, no Lubango, o titular da pasta, Marcos Alexandre Nhunga.

  • 07/02/2019 12:58:00

    Camponeses pedem condições para escoar produtos

    Luanda - O Presidente da Confederação das Associações de Camponeses e Cooperativas Agro-Pecuárias de Angola, Albano Lussati, pediu ao Executivo que melhore as estradas para possibilitar o escoamento dos produtos.