Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

08 Fevereiro de 2019 | 06h15 - Actualizado em 08 Fevereiro de 2019 | 09h25

Ministro acredita na recuperação do poder de compra com revisão salarial

Ndalatando - O ministro da Administração Pública Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), Jesus Maiato, considerou, quinta-feira, no Cuanza Norte, que a revisão e o reajustamento da tabela indiciária de salários da função pública permitiram recuperar o poder de compra dos funcionários.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Jesus Maiato, Ministro da Administração Pública (arquivo)

Foto: Clemente dos Santos

Em declarações à imprensa, após visitas às instalações dos órgãos tutelados pelo sector na província, Jesus Maiato referiu que o ministério e demais órgãos do Executivo conseguiram ultrapassar, sobretudo no sector da educação, onde havia disparidade relativamente aos funcionários de outros sectores com o mesmo nível académico e categoria laboral.

Sem avançar o número de funcionários abrangidos nesse processo, Jesus Maiato referiu que o Executivo procedeu, igualmente,  a revisão das carreiras do regime especial dos sectores da Educação, Saúde, Ensino Superior e Formação Profissional, adequando os salários dos  profissionais desses sectores.

Para o ministro, uma atenção será dada, a partir deste ano, no domínio da formação profissional e académica dos funcionários públicos, acções  que serão feitas  com  base na avaliação de desempenho e promoção da carreira e categoria.

Além desta acção, Jesus Maiato precisou que no domínio da Administração Pública, ao longo do ano de 2018,  o ministério concluiu o estudo da macro-estrutura do sector, com propostas concretas das principais áreas de actuação do programa de reforma.

Adiantou que está,  igualmente,  em curso no ministério o processo de modernização do Serviço de Segurança Social, cujos resultados serão apresentados no próximo mês de Março, acções que se  circunscreve no controlo das receitas das contribuições e prestações do cumprimento das obrigações, entre outras.

O novo Regime Remuneratório para a Função Pública começou a ser aplicado no mês de Janeiro,  depois de publicado em Diário da República.

Leia também
  • 09/02/2019 06:41:30

    Ataque anónimo contra governo angolano nas redes sociais usa documento falso do FMI

    Luanda - Um ataque anónimo contra o governo angolano foi lançado sexta-feira, 8, nas redes sociais, com base num falso documento atribuído ao Fundo Monetário Internacional (FMI), que critica severamente a actual situação económica do país.

  • 06/02/2019 19:16:16

    INE lança recenseamento agro-pecuário

    Luena - O Instituto Nacional de Estatística (INE) procedeu hoje, quarta-feira, no Luena, ao lançamento do Recenseamento Agro-Pecuário e Pescas (RAPP), cuja recolha principal vai decorrer, nas províncias do Moxico, Uíge, Cuanza Sul e Benguela, de Fevereiro a Dezembro.

  • 05/02/2019 19:17:52

    Obras do troço Maria Teresa/Dondo serão concluídas este mês

    Dondo - As obras de reabilitação da estrada nacional número 230, no troço Maria Teresa/Dondo, no município de Cambambe, província do Cuanza Norte, num percurso de 62 quilómetros, deverão ser concluídas e o troço aberto ao tráfego automóvel nos finais de Fevereiro deste ano (2019), soube sábado, a Angop de fonte oficial.