Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

12 Fevereiro de 2019 | 18h41 - Actualizado em 12 Fevereiro de 2019 | 18h39

Delegação multi-sectorial uruguaia em Luanda para contactos bilaterais

Luanda - Uma delegação multi-sectorial do Uruguai, chefiada pelo ministro das Relações Exteriores, Rodolfo Nin Novoa, é aguardada dia 17 deste mês em Luanda (Angola), para uma visita oficial de quatro dias, destinada ao reforço da cooperação política e económica entre os dois países.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Bandeiras das Repúblicas de Angola e do Uruguai

Foto: Divulgação

Segundo uma nota de imprensa da Embaixada do Uruguai em Angola a que a Angop teve acesso hoje, a comitiva será integrada por empresários dos sectores lácteo, agroveterinário, agronegócio, saúde, energia, infra-estruturas, comunicação e segurança, água, construção civil, entre outros.  

A agenda da visita inclui, entre outras actividades, a realização de duas reuniões, sendo uma focada ao mecanismo de consultas políticas e outra ligada à comissão bilateral de cooperação económica, científica e técnico-cultural entre os governos de Angola e do Uruguai.

Os dois países mantém desde 2003 um acordo geral de cooperação nos domínios económico, científico, técnico e cultural, bem como um memorando de entendimento para estabelecimento de consultas políticas (2008), o acordo sobre a supressão de vistos em passaportes diplomáticos, oficiais e de serviço (2013), e o acordo para a formação de quadros.

Angola e Uruguai cooperam nos domínios diplomático, político, económico, social, entre outros.

Angola exporta essencialmente petróleo para Uruguai e importa deste país carne, peixe, arroz, leite, queijo, entre outros produtos.      

As relações diplomáticas entre os dois países datam desde Março de 1987. Em Janeiro de 2015 foi aberta a embaixada do Uruguai em Angola, o terceiro em África, depois da África do Sul e do Egipto.

Com uma população de 3,3 milhões, o Uruguai é limitado a norte pelo Rio Grande do Sul, República Federativa do Brasil, a leste pelo Oceano Atlântico, a sul pelo Rio da Prata e a oeste pela República Argentina. A sua capital é a cidade de Montevidéu.          

Assuntos Visita  

Leia também
  • 20/12/2018 14:24:32

    Directora-geral do FMI já em Luanda

    Luanda -A directora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, encontra-se na capital angolana, desde às 14h15, para uma visita de trabalho de dois dias, tornando-se na primeira alta entidade desse organismo mundial a visitar este país africano.

  • 16/11/2018 20:17:41

    Visita do PR deve trazer vantagens recíprocas

    Luanda - A visita do Presidente da República, João Lourenço, a Portugal, pode constituir uma oportunidade para o país aumentar os seus investimentos em solo português, deslocalizar fábricas e tecnologia portuguesa, afirmou, nesta sexta-feira, o economista Carlos Padre.

  • 02/06/2018 17:17:22

    Ministra da Indústria visita unidades fabris de Malanje

    Luanda - A ministra da Indústria, Bernarda Martins, trabalha hoje, sábado, na província de Malanje, para se inteirar do funcionamento do sector na região.