Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

02 Dezembro de 2019 | 19h44 - Actualizado em 02 Dezembro de 2019 | 19h44

BNA leiloa USD 250 milhões à banca comercial

Luanda - O Banco Nacional de Angola (BNA) vai disponibilizar aos bancos comerciais, de 02 a 06 deste mês, duzentos e cinquenta milhões de dólares norte-americanos (USD 250.000.000), que serão vendidos por via de leilões diários, com vista a estabilização da taxa de câmbio.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Mercado cambial recebe 250 milhões de dólares norte-mericano

Foto: Divulgação

Com esse montante, o BNA dispõe cinquenta milhões de dólares (USD 50.000.000)/dia, sendo que após de cada sessão será divulgado o montante efectivado, as taxas de câmbio mínima e máxima praticadas, número de participantes e a taxa de câmbio média resultante da sessão, segundo a nota publicada no site do Banco Central angolano.

A medida também enquadra-se na redução do diferencial entre as taxas de câmbio do mercado oficial e paralelo.

A equipa do Comité de Política Monetária (CPM) do Banco Nacional de Angola reuniu sexta-feira última, em sessão ordinária, para analisar o comportamento recente dos principais indicadores económicos, com destaque para o comportamento de preços e evolução do mercado cambial.

Na ocasião, o CPM constatou que o processo da desinflação da economia continua o seu curso, não obstante a implementação do Imposto Sobre o Valor Acrescentado (IVA) e a liberalização da taxa de câmbio, ocorridas em Outubro de 2019.

Com base no relatório de Outubro, publicado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o Índice de Preços no Consumidor Nacional (IPCN) apresentou uma variação mensal de 1,38 por cento, ligeiramente abaixo da registada no mês anterior (1,45%) e uma variação homóloga de 16,08%, igual à observada no período anterior (16,08%).

Assuntos Banca   Divisas  

Leia também
  • 01/12/2019 12:23:18

    Angola: Dólar poderá atingir um máximo de 550 kwanzas

    Luanda - O presidente da Comissão Executiva do Banco Angolano de Investimentos (BAI), Luís Lélis, prevê que, ao final dos próximos seis meses, o dólar norte-americano venha a custar um máximo de 550 kwanzas, a moeda angolana.

  • 19/11/2019 18:21:05

    Os desafios da liberalização da taxa de câmbio

    Luanda - O Banco Nacional de Angola (BNA) decidiu, a 23 de Outubro último, avançar com a medida de liberalização cambial, um dos últimos recursos para fazer face ao risco de escassez de divisas (moeda convertível) no mercado nacional.

  • 19/11/2019 14:41:41

    SNEBA apreensivo com privatização no sector bancário

    Luanda - O presidente de direcção do Sindicato Nacional dos Empregados Bancários de Angola (SNEBA), Felipe Makengo, disse esperar que o processo de privatização de algumas instituições financeiras do Estado assegure a manutenção dos funcionários.